ESTATÍSTICA

Secretaria de Segurança registra queda no número de homicídios em Rondônia

12 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ações integradas das polícias no combate a criminalidade

Ações integradas das polícias no combate à criminalidade

Com a diminuição em 15 municípios de Rondônia, onde são realizados registros de ocorrências das delegacias da Polícia Civil, o primeiro quadrimestre de 2015 encerrou com redução de 54,6% no número total de homicídios no comparativo com o mesmo período de 2014.

A informação foi divulgada pelo Núcleo de Estatística (Naec) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). A metodologia utilizada para a análise de indicadores de violência e criminalidade foram os boletins de ocorrência.

A diminuição desses registros ficou evidente nos municípios de Candeias do Jamari (- 100%), Itapuã do Oeste (- 75%), Ji-Paraná (-82,4%), Presidente Médici (-50%), Pimenta Bueno (-50%), Nova Brasilândia (-66,7%), Alta Floresta (-25%), Cacoal (-25%), Ariquemes (-30,85), Jarú (-46,2%), Espigão do Oeste (-50%), São Francisco (-50%), Ministro Andreazza (-66,7%), Rolim de Moura (-71,4%) e Seringueiras (-100%).

Apenas oito municípios apresentaram aumento no número de homicídios de janeiro a abril no comparativo de 2014 a 2015 são eles: Cujubim,  Vilhena ,Ouro Preto do Oeste, Buritis, Nova Mamoré, Santa Luzia do Oeste, Porto Velho e Machadinho do Oeste.

Com relação a esses locais, aonde o aumento foi mais acentuado a Sesdec, através das ações da Polícia Militar e da Polícia Civil, vem desenvolvendo operações pontuais para reduzir os números e pelo menos equilibrar os valores em relação a 2014.

Outros oito não apresentaram variação no comparativo de 2015 com 2014, embora tenha ocorrido homicídios nessas localidades. Compõe esse grupo os municípios Alvorada do oeste, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Costa Marques, Guajará-Mirim, Mirante da Serra, São Miguel do Guaporé e Urupá.

Para o secretário de Segurança, Antônio Carlos dos Reis, a redução desses índices se deve pela ação integrada entre a Polícia Civil e Polícia Militar nos trabalhos de prevenção e de estratégias de combate a violência, por meio de medidas que visem impedir a consolidação do crime.

“Por algum tempo, Rondônia esteve acostumado a registrar apenas crescimento desses crimes, porém, com o trabalho realizado ao longo dos cinco anos conseguimos quebrar esse espiral crescente de homicídios”, disse Reis.

Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira