PLANEJAMENTO

Secretaria Estadual de Saúde faz visitas técnicas às unidades de Saúde do interior de Rondônia

11 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) fez uma série de visitas às unidades de Saúde no interior do Estado. O objetivo é fazer uma radiografia da real situação do sistema público e começar a implantação do programa de descentralização do atendimento de alta complexidade e a melhoria na regionalização da Saúde.

As visitas técnicas foram acompanhadas pelos secretários  de Saúde e técnicos da Sesau. Em Rolim de Moura, visitaram o Hospital Municipal, que é Polo Regional e já recebe repasses do Ministério da Saúde (MS) para atender oito municípios da Zona da Mata.

O secretário Fernando Máximo ofereceu treinamento com técnicos da Sesau para servidores do município, com o objetivo de melhorarem os registros e relatórios de atendimentos encaminhados ao Ministério da Saúde para que mais recurso sejam repassados. “As dificuldades em enviar relatórios mais complexos trazem perdas de repasses para os municípios e o Estado está se propondo a ajudar treinando as pessoas que desempenham estas funções”, disse Fernando Máximo.

No complexo de Cacoal, formado pelo Hospital Regional de Cacoal (HCR) e Hospital de Emergência  e urgência (Heuro) e na unidade de referência no atendimento de oncologia (Daniel Comboni) ouviram as demandas dos profissionais de Saúde, checaram as condições de equipamentos e conversaram com pacientes.

De acordo com o secretário, além de atender toda a demanda da região central do Estado, o Heuro é uma das ferramentas da Sesau para desafogar o atendimento no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho. A equipe também esteve em Vilhena na pauta, avaliação da parceria com o município quanto à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a melhoria do atendimento de média e alta complexidade e ampliação de políticas sobre a regionalização da Saúde. “Outras unidades da rede estadual também irão receber a visita da equipe da Sesau e as parcerias que estão sendo firmadas com as secretarias municipais e com as prefeituras visam fortalecer a rede de atenção e facilitar o acesso das pessoas mais necessitadas”, ressaltou Fernando.

Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo