Governo de Rondônia
18/04/2024

CAPACITAÇÃO

Secretaria Estadual de Saúde promove oficina de monitoramento e avaliação de indicadores em Saúde

08 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O Objetivo é avaliar e monitorar os resultados parciais dos indicadores pactuados no ano de 2019

Nos dias 06 e 07 de agosto,  os  técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Agevisa , Cerest  e das Gerências Regionais de Saúde (GRSs) participaram da I Oficina de Monitoramento Estadual dos Indicadores de Pactuação Interfederativa (Sispacto).

As oficinas representam uma das etapas do processo de monitoramento das ações desenvolvidas pela Sesau e executadas pelos municípios. O Objetivo é avaliar e monitorar os resultados parciais dos indicadores pactuados no ano de 2019, entre os 52 municípios e o Estado. Como por exemplo, o número de óbitos maternos, entre 29 indicadores.

De acordo com Marta Duarte, Coordenadora do Sistema de Apoio à Descentralização – COSAD, apesar de ainda não ter alcançado a meta, os avanços merecem ser destacados.

“Destes indicadores, a maioria ainda está em uma série histórica de evolução lenta, mas podemos citar o trabalho que tem sido feito em torno do indicador de morte materna, em 2017 tivemos 27 óbitos e a meta pactuada era de 8 , já em  2018 mantivemos a meta de 8 óbitos e reduzimos para 12, mais de 50% de redução e podemos considera um grande avanço.”

A execução destes trabalhos é realizada na atenção primária nos municípios através do pré natal. A rede cegonha compreende em responsabilidades dividias nas três esferas de governo, porém o pré natal que é essencial e recomenda-se que a gestante faça no mínimo 6 consultas durante este período é realizado na atenção primária.

Nesta etapa os técnicos recebem treinamento para atuar no monitoramento destes indicadores nos seus municípios me atuam como lideranças que nas regiões em que estão localizadas as gerências de saúde. De acordo com a coordenadora outras oficinas estão programadas para acontecer em todas as regiões do estado.

Leia mais:

“Empoderar mães e pais para favorecer a amamentação” é o tema do Agosto Dourado

Bebês da UTI neonatal viram super heróis em ação de acolhimento no Hospital de Base em Porto Velho

Unidade de Assistência Médica Intensiva em Porto Velho conscientiza sobre importância da higienização bucal dos pacientes internados na UTI

Hospital de Base reduz em 100% infecções primárias em corrente sanguínea de pacientes internados na UTI em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Dislene Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo