Governo de Rondônia
26/04/2024

SAÚDE

Secretaria Estadual de Saúde realiza mutirão para avaliação pulmonar no Hospital Regional de Cacoal

09 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

138 pacientes que aguardavam na fila de espera passaram pelo procedimento

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizou de 01 a 07 de outubro, no Hospital Regional de Cacoal (HRC) um mutirão para exame de espirometria com o intuito de dar celeridade ao atendimento de quem aguardava na fila e possibilitar também que os pacientes diagnosticados iniciem o mais rápido possível seus tratamentos.  Durante o mutirão 138 pessoas foram atendidas.

Esta é uma ação de grande importância pois não gera custos adicionais à secretaria, porque a empresa parceira disponibiliza gratuitamente a tecnologia. A espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como exame do sopro, e é essencial para diagnosticar doenças pulmonares e respiratórias como: bronquite, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras”, destaca o titular da Sesau, Fernando Máximo.

O pneumologista, dr. Guilherme Eler de Almeida ainda ressaltou que o exame de espirometria é obrigatório pela Secretaria de Saúde para que seja feita a dispensação dos medicamentos de alto custo pneumológicos, já que todo o tratamento e medicações de doenças pulmonares e respiratórias é fornecido pelo SUS.

O mutirão foi realizado em parceria com o laboratório Boehringer Ingelheim o qual possui um programa voluntário de realização de espirometrias em todo o Brasil

Leia Mais

Governo de Rondônia implanta cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional de Cacoal

Hospital Regional de Cacoal aumenta o número de atendimento no primeiro semestre de 2019


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Kátia Santos
Fotos: Kátia Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo