TEM JEITO SIM

Secretaria Regional faz reformas com baixo custo em Cacoal

16 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Com baixo custo, a Secretaria Executiva Regional de Cacoal utiliza servidores e apenados em reformas de órgãos governamentais, especialmente escolas. Eles recuperam rede elétrica, instalam equipamentos e até reformam salas de aula. É o caso da Escola Honorina Lucas de Brito, no Bairro BNH, que teve reformado o almoxarifado e agora mudará a cozinha.

Para a escola Honorina Lucas de Brito, a Secretaria Regional de Cacoal disponibilizou a sua mão-de-obra para uma série de serviços

Escola Honorina Lucas de Brito: sucesso na manutenção

Para ganhar mais espaço, a biblioteca irá para mais perto do setor pedagógico da escola e a cozinha ficará no local onde antes funcionava a biblioteca.  Daí, a necessidade de algumas modificações. Além da manutenção da parte elétrica, a escola ganhou novo piso, cerâmica nas paredes, forro e construção de bancadas.

O espaço também ganhou depósito para guardar utensílios de cozinha e alimentos da merenda escolar. Na Escola Graciliano Ramos, a Secretaria responsabilizou-se pela reforma completa em dez salas de aula e a construção de passarelas, interligando os blocos de salas de aulas com todos os setores, inclusive o administrativo.

Nas salas de aulas, o mutirão fechou paredes e trocou janelas, além de executar uma série de outros serviços que melhoraram a qualidade do ambiente escolar.

Sala de judô, dança e violão

Já na escola Frei Caneca, que atende aproximadamente 400 alunos, os servidores da Secretaria se dedicaram à construção de uma sala para ser utilizada pelo programa Mais Educação. Nesta nova sala, cerca de 300 alunos se dividem nas oficinas de dança, judô, letramento e aulas de violão. Já as oficinas de esporte e lazer continuam sendo realizadas na quadra esportiva.

A mão de obra para a construção do lavador do Corpo de Bombeiros é fornecida totalmente pelo Governo de Rondônia, através da Secretaria Executiva Regional de Cacoal

Mutirão remodelou o lavador do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também melhorou com esse mutirão. No 4º Grupamento de Cacoal, um lavador para assepsia das ambulâncias está em fase de conclusão. Com uma área total de 110 m², o objetivo da construção é promover melhores condições aos Bombeiros Militares quanto à biossegurança.

O lavador asséptico neutraliza os agentes biológicos que podem ser nocivos à saúde dos bombeiros, como sangue, secreções e vômitos. Além disso, com o novo lavador, será possível dar uma destinação correta a esses materiais biológicos.

Parte dos recursos para a construção do lavador provém de um convênio celebrado entre o Corpo de Bombeiros de Cacoal e a Prefeitura Municipal. Já a mão de obra para a construção do lavador é fornecida totalmente pelo Governo de Rondônia, via Secretaria Executiva Regional.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin / Arquivo das Instituições