SERVIDOR PÚBLICO

Secretarias da Saúde e da Educação realizam simpósio e encontro sobre saúde masculina em Porto Velho

25 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

encontro-integrados-sabores-25-10-qt-5

Eventos foram abertos nesta terça-feira

Como parte da programação da Semana do Servidor, segue até esta quarta-feira (26) o Encontro Estadual de Coordenadores de Saúde do Homem e o 1º Simpósio Sexual e Saúde Reprodutiva Masculina, aberto nesta terça-feira pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a da Educação (Seduc), em Porto Velho. O gerente de Formação e Capacitação Técnica e Pedagógica, Marcos Shreder, representou a secretária da Educação, Fátima Gavioli.

O governo estadual incentiva manifestações que  contribuem para a prevenção de doenças, cujas ações são direcionadas aos servidores. No caso da Seduc, um dos exemplos é a realização semanal de atividades físicas laborais no hall de entrada de cada andar do prédio da secretaria, com aulas ministradas pela professora Fayal.

Ao todo foram oferecidas 10 vagas para quem trabalha na sede da Seduc e 45 para os servidores da Coordenação Regional de Educação da capital e das escolas da rede estadual.

DIA 25 –

8h30 – Abertura

9h30 – Palestra: “A importância da atenção à saúde do homem” – Michelle Leite da Silva e “Panorama atual da PNAISH – Cícero Ayrton Brito Sampaio.

10h30 – Intervalo

10h50 – Palestra: “Situação epidemiológica da saúde do homem em Rondônia” – enfermeira mestre Rosângela Kloss.

11h20 – Palestra: “Violência sexual relacionada a gênero” – professora doutora Kátia Fernanda Alves Moreira.

11h50 – Debate

12h20 – Almoço

14h – Palestra: ” Sexualidade masculina: Mitos, dedos e desejos” – professor mestre em saúde pública Maurício Viana Gomes de Oliveira.

14h40 – Palestra: “Violência e Masculinidades” – professor mestre em saúde pública Cristiano Lucas de Menezes Alves

15h10 – Debate

15h30 – Intervalo

15h50 – Posicionamento do Ministério da Saúde em relação ao rastreamento do câncer de próstata – Cícero Ayrton e Michelle Leite da Silva.

16h20 – Planejamento Nacional /Novembro Azul 2016

16h40 – Discussão

DIA 26

8h – Boas vindas e acolhimento

8h30- Abertura

9h – Apresentação dos eixos prioritários da PNAISH

11h40 – Discussão

12h – Almoço

13h30 – Apresentação do Guia de Saúde do Homem para agentes comunitários de saúde.

14h – Apresentação do Guia do Pré-Natal do Parceiro para profissionais da saúde.

14h30 – Exploração e Orientação de Preenchimento da Cadetrneta da Gestan te e Preenchimento das Fichas do E-SUS.

14h45 – Monitoramento e avaliaçaõ

15h – Trabalho em grupo