Governo de Rondônia
29/03/2024

RRSHOW

Secretarias de Agricultura do Acre, Amazonas e Rondônia discutem parcerias e cooperação técnica

28 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os secretários das pastas da Agricultura dos Estados do Amazonas e Acre, Petrucio Magalhães Júnior e Paulo Guilherme Salvador Wadf, estiveram juntamente com técnicos da Agricultura e Pecuária de seus respectivos estados em visita de trabalho à sede da Secretaria da Agricultura de Rondônia (Seagri) nos dias 26 e 27 em Porto Velho, onde foram recebidos pelo secretário Evandro Padovani (Seagri).

Na visita do dia 26 de março, a Secretaria de Produção e Agronegócio do Acre, representado pelo secretário Paulo Guilherme e por técnicos que atuam na pasta, propuseram parceria de trabalhos em conjunto com Rondônia. O coordenador da Rondônia Rural Show, José Paulo Gonçales, convidou a pasta da Agricultura do Acre para se fazer presente na maior feira agropecuária da Região Norte, que acontece em Ji-Paraná entre os dias 22 e 25 de maio, através de espaço que será concedido aos expositores para divulgarem as potencialidades no setor agropecuário do Estado do Acre.

Os técnicos da Secretaria de Agronegócios do Acre comprometeram-se a trazer as informações necessárias para que outros estados, que estarão presentes através de seus empresários, possam conhecer melhor e eficazmente as potencialidades do Acre nos setores que englobam a agropecuária; como a questão da produção de castanhas, laticínios de peixe, Floresta Digital, entre outros.

A aposta de abrir o estado para o setor faz parte do plano de governo. O governador do Acre, Gladson Cameli, acredita que o fortalecimento da iniciativa privada resultará em uma economia mais forte e rentável que gere divisas para o Estado. “O Acre está pronto para o agronegócio. Vamos criar novas oportunidades de emprego para a nossa população. O fortalecimento da iniciativa privada gera emprego e renda e aquece a economia. Precisamos aproveitar a proximidade com o mercado andino, acabar com a burocratização e aliar a sustentabilidade ao agronegócio”, assim finalizou o secretário Paulo Guilherme.

Reunião com os secretários da Agricultura para fortalecer a parceria entre os estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

Na quarta-feira (27), o secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães, esteve na sede da secretaria da Agricultura de Rondônia, sendo recepcionado pelo secretário Evando Padovani e pelos coordenadores da Coordenadoria de Agricultura Familiar, Sr. Victor Paiva. Acompanharam o secretário Petrucio Magalhães técnicos e lideranças na área agrícola dos municípios fronteiriços ao Estado de Rondônia.

Petrucio Magalhães, ressaltou a importância de um termo de cooperação técnica entre os estados para que melhor e eficazmente desenvolva as atividades nos municípios do sul do Amazonas, como equipamentos agrícolas e combustível. O pedido foi feito pela Associação de Produtores dos municípios de Canutama e Humaitá que também ressaltou a importância de investimento na recuperação de estradas e malha viária afim de melhor e eficazmente melhorar o escoamento da produção que passa por Rondônia, num total de 200 km.

A necessidade de melhorar a infraestrutura dos municípios do sul amazonense é importante para a economia de ambos os estados, Rondônia e Amazonas, visto que a produção agrícola nessa região, feita em sua totalidade por pequenos agricultores e agricultura familiar, é consumida em Rondônia pela comercialização em Porto Velho; sendo os principais produtos carne, peixe e até o café, razão essa que se fez necessária a participação da Secretaria da Agricultura na reunião com técnicos e representantes da pasta agropecuária do Amazonas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Victoria Angelo Bacon
Fotos: Rinkon Martins
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo