Governo de Rondônia
20/04/2024

MUNICÍPIOS

Secretarias Executivas Regionais de Planejamento devem seguir diretrizes que promovam o desenvolvimento regional

29 de janeiro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (28), no auditório Jerônimo Santana no Palácio Rio Madeira, os secretários de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) Jailson Viana e Artur Leandro receberam os novos gestores das Secretarias Executivas Regionais de Planejamento (SER) e representantes dos principais órgãos públicos responsáveis pelo desenvolvimento econômico, produtivo, social e de infraestrutura do Estado.

A ideia, de acordo com o titular de Planejamento, foi repassar as principais orientações que devem ser seguidas pelos novos secretários, pautadas na finalidade institucional prevista na lei, nas diretrizes estabelecidas pelo governador coronel Marcos Rocha e nos encaminhamentos da equipe de coordenação da Sepog. “Além de se atentarem para o papel de representação do Governo de Rondônia, é importante lembrar que todos os atos administrativos da instituição devem ser vinculados à lei. Isso é de suma importância para a qualidade das ações e também para respaldo nos órgãos de controle”, ressaltou o secretário.

As secretarias regionais atuam como articuladoras da transformação em suas respectivas regiões e estão localizadas nos municípios de Guajará-Mirim, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal, São Francisco do Guaporé e Vilhena. Cada município sede das secretarias abrange os municípios localizados no entorno da cidade desta forma as ações de Governo atingem os 52 municípios.

Durante a reunião, o secretário adjunto Artur Leandro destacou a importância de se consolidar o papel das secretarias regionais no planejamento e execução da política regional visando tornar as ações do Governo voltadas não só para a capital como também aos municípios. Outro ponto levantado pelo adjunto foi a necessidade dos novos gestores usarem a criatividade para utilização dos recursos disponíveis por meio das diversas fontes alternativas. Como exemplo, citou os recursos dos Fundos de Investimentos do Estado que no final do ano passado aproximou aos R$ 300 milhões. “É possível alcançarmos uma gestão eficiente e criativa em 2019. Para isso precisamos de ideias inovadoras que se convertam em ações e promovam o desenvolvimento regional e, consequentemente, o progresso de Rondônia. Toda a equipe de coordenação da Sepog está à disposição e possui experiência para auxiliá-los neste processo”, disse o adjunto da Sepog.

A reunião antecede o I Workshop das Secretarias Executivas Regionais (SER) previsto para os próximos dias 4, 5 e 6. Ao apresentar o histórico de atuação das secretarias e os principais resultados já alcançados, o coordenador Natan Oliveira destacou a necessidade dos gestores manterem o foco no capital humano, social, ambiental e produtivo por meio de parcerias para o desenvolvimento das ações.

Além dos secretários regionais, estiveram presentes ao encontro o gerente de Recursos Humanos da Sepog, Ricardo Medeiros; o assessor executivo da Sepog, Cleverson Brancalhão; o assessor técnico do gabinete do governador, David Inácio; o diretor executivo da Seagri, Paulo Renato;  o diretor do DER, coronel Erasmo Meireles; o vice- presidente da Emater, José de Arimatéia; a secretaria adjunta da Seas, Liana Silva; o diretor executivo da Idaron, Licério Correa; o vice-presidente do Ipem, Fabrício Lemos; e o diretor executivo da Sedam, Davi Machado.

Leia mais:

 Atendendo às diretrizes do governador, secretário de Planejamento quer reduzir a despesa da máquina administrativa


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Alda Melo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo