Secretário de Justiça recebe título de cidadão honorário em Porto Velho

30 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário Marcos Rocha recebe título de cidadão honorário das mãos do vereador Edésio Fernandes do (PRB).

A maior homenagem que a Câmara Municipal faz a determinadas pessoas é conceder o título de cidadão honorário, esse reconhecimento vem para quem prestou favores no desenvolvimento social da cidade. Foram prestigiados o Secretário Marcos Rocha da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o comandante geral da PMRO coronel PM Ênedy Dias de Araújo e o subcomandante geral coronel PM Clairton Pereira da Silva, o coronel BM Lioberto Ubirajara Caetano de Sousa, Secretário de Segurança, coronel BM Chianca Pimentel, comandante do Corpo de Bombeiros e o coronel BM Demargli Farias, subcomandante geral do Corpo de Bombeiros.

O secretário Marcos Rocha recebeu essa honraria e disse ficar maravilhado com a cerimônia. “É muito gratificante ter recebido esta homenagem a minha vida está toda aqui. Nasci no Rio de Janeiro, mas há 30 anos resido neste lugar, onde fiz vários amigos, construi carreira e família. Os meus filhos nasceram aqui e agora sou oficialmente cidadão de Porto Velho”, comentou Marcos Rocha.

A ideia de entregar o título de cidadão honorário ao secretário Marcos Rocha da Sejus, foi do pastor e vereador Edésio Fernandes da Silva do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que afirmou fazer parte de um projeto de ressocialização realizado pelo ministério o qual congrega. Segundo o vereador, o trabalho de evangelização já alcança 12 mil presídios em todo Brasil. “Aqui em Rondônia quem nos abriu a porta foi o secretário Marcos Rocha. Estamos construindo uma igreja dentro da Casa de Detenção José Mário Alves da Silva (Urso Branco), com capacidade para 400 reeducandos. Também abrimos uma rádio no presídio Milton Soares de Carvalho (470), onde tocam hinos e citações bíblicas, tudo isso graças ao apoio do secretário Marcos Rocha. Sem essa abertura não teríamos conseguido fazer nada”, declarou o vereador.

O presidente da cerimônia Jurandir Bengala (PR), não mediu elogios ao falar do secretário de justiça. “Lembro do Marcos Rocha quando ele ainda era secretário municipal de educação, fez um excelente trabalho. O cuidado que ele tinha com os professores e servidores daquela secretaria. Homem honesto! Esse título de cidadão honorário é um presente que damos para este homem que tanto contribuiu para a sociedade porto-velhense”, enfatizou.

Representando o Governo de Rondônia esteve presente na cerimônia o vice-governador Daniel Pereira.

Representando o Governo de Rondônia esteve presente na cerimônia o vice-governador Daniel Pereira que parabenizou todos os homenageados e confessou ser difícil o trabalho a frente da Sejus. “Eu gostaria de exercer muitas funções públicas, mas nunca ser secretário da Sejus, porque é uma das tarefas mais árduas existentes dentro do Estado de Rondônia, a cada dia cresce o número de pessoas privadas de liberdade. O Governador Confúcio Moura fez uma ótima escolha em entregar os assuntos penitenciários do Estado de Rondônia ao coronel Marcos Rocha, que além desta atribuição é  professor. O trabalho que o secretário vem realizando é realmente surpreendente”, elogiou Daniel Pereira.

A pronúncia do secretário Marcos Rocha na Câmara de Vereadores foi para agradecer a todos que contribuíram para uma sociedade mais justa e igualitária.  Ele comentou a felicidade em e ver praticamente toda a equipe da Sejus assistindo a cerimônia no Plenário da Câmara dos Vereadores.

“Obrigado a todos que vieram prestigiar este momento da minha vida. Agradeço a Deus por ter me sustentado até aqui. Dedico este prêmio à minha linda família, aos servidores da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), tanto agentes penitenciários como sócio-educadores e a todos os servidores que fazem desta equipe maravilhosa que atua dentro Complexo Rio Madeira. A Sejus tem a melhor equipe de todos os tempos. Também compartilho esta a maior Comenda da casa de Leis com todos os bons  professores Semed e Seduc, o qual eu tive a honra de trabalhar durante o período que atuei como coordenador da educação integral e como conselheiro de educação do estado e do município. Aos meus amigos bombeiros militares, policiais militares e civis, enfim, com todos que os Rondonienses porque fiz e continuarei fazendo o trabalho que esta população merece sempre com respeito e dedicação porque faço parte deste povo”,  agradeceu o Marcos Rocha.

Texto: Léia Castro
Fotos: M Simplício