FORTALECIMENTO

Secretário discute fortalecimento da Guarda Municipal com representantes políticos e agentes de Ariquemes

19 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Durante reunião realizada na Sesdec, o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Lioberto Caetano, expôs ao vereador de José Augusto (PPS), e duas agentes da Guarda Municipal de Ariquemes, a estratégia de fortalecimento das Guardas Municipais, previsto no Programa Rondônia Mais Segura, classificado como “Articulação Institucional”. Esta articulação é um dos componentes do programa,  proposto pelos servidores estaduais, em fevereiro de 2017,  durante o curso da empresa de consultoria Amana-Key.

Sesdec apoia fortalecimento das Guardas Municipais

O secretário explicou aos guardas que dentro desse componente, está inserida a ação “Municípios Mais Pacíficos”, que contempla 22 cidades do interior com índices de criminalidade desfavoráveis.

Ações diversas contemplam o fortalecimento da Guarda Municipal de Ariquemes, fundada em 2005 quando Confúcio Moura era prefeito daquele município. As pactuações da Sesdec com as três esferas de governo tem forte participação da comunidade. Foi o que esclareceu o secretário Caetano às agentes da guarda – Rosilene Santos e Jocemara Lopes –, que ainda não tinham conhecimento detalhado do Programa Rondônia Mais Segura.

Ações

No caso específico da Guarda, as pactuações alcançam a construção da sede própria, que depende da regularização de um terreno onde a guarda opera provisoriamente ; aquisição de viaturas; ampliação do monitoramento; aquisição de rádios HT’s de comunicação; mobiliário completo. Estes são alguns dos benefícios que podem melhorar o trabalho dos agentes, conforme relatou Rosilene Santos.

As Guardas Municipais são fundamentais no auxilio as forças de segurança na promoção da paz. Para isso, é necessária a participação de todos, preservando o caráter integrativo proposto pelo governo, com forte participação popular, disse o secretário, que enalteceu o trabalho desenvolvido em Ariquemes.

“A mudança e as melhorias nas ações começam por cada um de nós. Quando queremos mudar alguma coisa é imprescindível começar por nos mesmos essa mudança. A guarda de Ariquemes tem essa característica. Somente assim, conseguiremos atender, ainda melhor, a população, e corresponder ao que a sociedade espera dos servidores”, disse o secretário.

Durante a reunião, o vereador José Augusto falou da necessidade de fortalecimento das instituições de segurança e se comprometeu a ser o interlocutor entre a corporação e o prefeito Thiago Flores; demais vereadores; e os deputados estaduais do Vale do Jamari.

Texto: Valdir Alves
Fotos: Valdir Alves