DELIBERAÇÕES

Secretários de saúde da região Central e do Vale do Guaporé participam de reunião da Comissão Intergestores Regional

15 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião contou com a participação de secretários de saúde de 17 municípios da região Central e do Vale do Guaporé

Visando à descentralização, melhoria e qualificação dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria Regional de Saúde de Ji-Paraná, realizou uma reunião com secretários municipais de saúde de 17 cidades da região Central e do Vale do Guaporé para tratar sobre o assunto, no encontro da Comissão Intergestores Regional (CIR), em Ji-Paraná.

O evento foi marcado pela apresentação e boas vindas aos novos gerentes regionais e profissionais da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), além da aprovação do calendário anual das reuniões. “Um evento extremante importante com diversas ações e demandas apresentadas na reunião da CIR. Momento bastante propício para interação e conhecimento de deliberações exitosas junto ao Sistema de Saúde em Rondônia, uma vez, que a maioria dos projetos aprovados, são debatidos em duas reuniões, sendo a última em Porto Velho,” declarou o gerente regional de saúde, Alexandre Mates Tavares.

Com o advento da pandemia, as reuniões aconteciam por videoconferência, uma vez por mês, retornando ao sistema presencial com adoção de protocolos de segurança para evitar contágio por covid-19. “A CIR tem uma importância primordial para a população, pois é por meio da comissão que as resoluções que geram benefícios à saúde são debatidas, avaliando principalmente a correta aplicação de recursos de emendas parlamentares e sua destinação”, explicou Alexandre.

A Comissão Intergestores Regional, possui atualmente uma equipe técnica empenhada, a fim de orientar secretários e gerentes regionais de saúde com suporte técnico e jurídico, para respaldar as ações, com base na legislação federal, bem como unificar as informações quanto à importância de fortalecer os espaços de gestão compartilhada, para humanizar e ampliar o atendimento à população.

Dentre os diversos temas discutidos relacionados à saúde da região, esteve na pauta, o projeto de reforma de unidades básicas de saúde (UBS), implantação de unidades de Pronto Atendimento (UPA), aquisição de equipamentos e material permanente, aquisição de raio X, destinação de emenda parlamentar, contratação de profissionais, ampliação do Hospital Municipal de Jaru, orçado em R$ 1 milhão e aquisição de ambulâncias.

“Este espaço é muito importante para discutir a saúde da região e o fortalecimento do SUS, nos nossos municípios.  Espaço em que todos os gestores estão voltados para pactuar as políticas que garantam resolutividade na melhoria da assistência do Sistema Único de Saúde, como por exemplo: a ampliação do acesso as cirurgias e até maior celeridade por parte dos municípios nas campanhas de Vacinação do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra covid-19”, finalizou Alexandre.

Texto: Wilson Neves
Fotos: Alexandre Mates