Governo de Rondônia
19/04/2024

PACTUAÇÃO

Secretários de Saúde participam da última reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite

05 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

11ª reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB)

Secretários de todos os municípios de Rondônia participaram da 11ª reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), a última do ano, que aconteceu na quinta-feira (5), no auditório da Faculdade Uniron, em Porto Velho.

O balanço foi considerado positivo, todos os avanços e serviços de saúde que foram compactuados e discutidos na CIB durante o ano foram cumpridos.

De acordo com a secretária executiva, Jane Ribeiro Oliveira, a CIB é um colegiado que se reúne mensalmente para discutir ações e serviços de saúde, destinadas aos municípios e o estado de Rondônia, “Nesse encontro,  sentamos, discutimos, avaliamos, analisamos e pactuamos , e todas as resoluções  são materializadas através de uma ata, sempre aprovada na CIB subsequente, temos um regimento e todas as nossa resoluções são encaminhadas para o Conselho Estadual de Saúde,  para conhecimento e aprovação, assim damos transparência às nossas ações”, disse Jeane Oliveira.

Ainda de acordo com a secretária executiva, todas as ações discutidas na CIB são de conhecimento da população. “Nossas atas são publicadas no Diário Oficial do Estado, onde o cidadão tem acesso a todas as ações pactuadas na CIB. Esse governo é um governo de transparência. É um governo que está mostrando tudo que se pactua e, principalmente, os recurso que são injetados no Estado para programas específicos. Temos uma coordenadoria de regionalização, temos a Agevisa, temos o Conselho de Secretários Municipais de Saúde, que participam fortemente. Então há um equilíbrio, uma gestão compartilhada, participativa. Vejo progresso e coisas boas para o nosso município, que é objetivo maior,  levar à população o acesso à saúde com qualidade em tempo oportuno”, destacou Jeane Oliveira.

Para a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Vera Lucia Quadros, o ano de CIB foi produtivo. “Temos um novo financiamento que discutimos em março. Agora já vai sair em pactuação, em portaria ministerial. Os municípios não perderam dinheiro, alguns vão ganhar recursos. Agora tem que trabalhar com esse novo financiamento e nós, da CIB, pactuamos e lutamos para que Rondônia não perdesse recurso, esse ano foi  muito produtivo com a nova gestão, tivemos muito trabalho, mas todos com êxito, estamos encerrando o ano, mas o trabalho continua nos municípios e na Capital”, enfatizou.

Secretario de saúde Fernando Máximo, Vera Lucia Quadros presidente do Cosems e a secretária do município Eliana Pasini.

O secretário de Saúde e coordenador da CIB, Fernando Máximo, avalia as reuniões como um avanço e ganho para os municípios e estado. “Estamos encerrando  as reuniões da CIB com saldo positivíssimo porque foram muitas pactuações entre os municípios, fizemos muitas coisas boas como a farmácia básica que estava atrasada, os repasses para os hospitais de pequenos portes (HPP), o Samu de Porto Velho. Ariquemes e Vale do Jamari há seis anos não tinham recebido qualquer repasse. A UTI de Vilhena que o município montou, mas é  o Estado que faz o repasse, que é nossa obrigação. Hoje estamos em dias, pagamos todo o ano atrasado, são muitas ações extremamente importantes que tivemos em parcerias  com Sesau,  pactuando com os municípios, ajudando porque o governador coronel Marcos Rocha determinou, no início do ano, pra darmos atenção aos nossos municípios”, finalizou Fernando Máximo.

Na ocasião, a Sesau entregou dois veículos zero quilometro para o município de Porto Velho e Candeias, onde serão usados na prevenção e eliminação da malária.

Leia mais:

 Programa de Bexiga Neurogênica é implantado na Policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho

 Mais de 150 pacientes passaram pela triagem no primeiro dia da Operação Sorriso

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sângela Oliveira
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo