PLANEJAMENTO

Secretários e técnicos discutem execução do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável

14 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Os programas e projetos que devem ser executados nos próximos 15 anos em Rondônia estão detalhados no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES) elaborado pelo governo do estado para direcionar investimentos nas suas vocações. Na sexta-feira (11), secretários e técnicos participaram de uma reunião onde foram discutidas as ações previstas no plano.

Reunião PDES_11.03.16_Foto_Daiane Mendonça (8)

PDES foi apresentado durante reunião

O encontro foi conduzido pelo secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), em Porto Velho. O empenho e compromisso não só dos secretários das pastas, mas principalmente de servidores técnicos de carreira foram evidenciados como essenciais para que o plano saia do papel. George ressaltou a importância de o estado possuir um documento apontando os caminhos de desenvolvimento a longo prazo para que os futuros gestores estaduais não tenham que começar do zero. Ele reiterou aos secretários presentes a necessidade de todos dominarem o conteúdo do documento e não só os projetos relacionados as suas pastas, pois os programas previstos envolvem informações de todas as áreas e é preciso haver sintonia.

George também recomendou atenção ao escolher os técnicos que ficarão a frente do plano nas secretarias. “É necessário indicar técnicos que vão se comprometer seriamente com a execução do PDES. Eles precisarão de tempo e condições de trabalho para que o plano tenha pernas e traga resultados”, enfatizou.

Durante o encontro, Emerson Castro reafirmou o comprometimento do governo de Rondônia com a execução do plano. “O PDES é nosso manual, os secretários já conhecem a importância deste instrumento, mas para que o planejamento seja efetivo é necessário que os gestores comprometam suas equipes técnicas, pois o PDES não é um artigo de prateleira ou só algo bonito para mostrarmos às academias, ele também será pactuado e comprometido com a sociedade”, ressaltou o secretário-chefe. Na oportunidade, ele comunicou que novas rotinas internas estão sendo criadas para auxiliar este processo. Como exemplo, citou a criação de um sistema de monitoramento de metas e uma filtragem mais detalhada dos processos a serem encaminhados à Superintendência Estadual de Licitações (Supel). “Será feito uma análise para verificar se o objetivo vai de encontro com as metas estabelecidas para as secretarias”, explicou.

Outra estratégia adotada pelo governador Confúcio Moura para que o PDES continue sendo executado após a troca de gestão, é a transformação do plano em lei. Para isso, serão realizadas audiências públicas em dez municípios regionais do estado, ainda neste semestre. Após, o documento será encaminhado para debate e aprovação na Assembleia Legislativa.

O PDES

Concluído no final do ano passado, o PDES é fruto do acordo de cooperação técnica entre o Estado e o Ministério da Integração Nacional e aponta alternativas para reduzir desigualdades e maximizar oportunidades de desenvolvimento nas dez regiões de Rondônia. O planejamento contém quatro diretrizes, 28 programas e 157 projetos organizados em metas que deverão ser executados em até 15 anos.

Conheça o plano

Texto: Jane Carla