Governo de Rondônia
Sexta, 26 de fevereiro de 2021

PESQUISA

Sedam e DER fecham parceria para elaboração do projeto estrutural do Viveiro Educador, em Ariquemes

05 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

20160203_104821

Estrutura do viveiro passou por avaliação para elaboração do projeto de reforna

Após a Fundacão de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) assumir  a revitalização do Banco de Sementes de Ariquemes, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sedam), Departamento de Estrada , Rodagens e Serviços Públicos (DER) do Vale do Jamari  e assessores estiveram reunidos na manhã de terça-feira (3), na sede da unidade, para avaliar a atual estrutura do prédio e deliberarem sobre o projeto de reforma.

Na ocasião, foi firmada parceria com DER para elaboração do projeto com reformas do prédio, sistema elétrico, hidráulico, calçadas e cerca. De acordo com o secretário adjunto da Sedam, Francisco Sales, dentro de 30 dias será apresentado tanto o projeto da estrutura física, como o do Viveiro Educador para aprovação.

O presidente da Fapero, Francisco Elder Souza de Oliveira, explicou que o projeto de revitalização e transformação do Banco de Sementes no Viveiro Educador está em andamento. Por meio do Termo de Cooperação assinado com a Sedam, a Fundação assumiu a gestão do projeto e já  fechou  parceria com a organização não governamental Rio Terra para execução,  que também contribuirá com a estruturação do laboratório, proporcionando  grande economia para o Estado.

A assessora especial Vilma Alves falou que a proposta do governo é implantar  uma instituição que, além de servir de ferramenta educacional para os jovens, também atenda as necessidades e responsabilidades ambientais, e o Viveiro Educador vai de encontro a isso.

“Os nossos estudantes terão oportunidade de conhecer e pesquisar as espécies nativas de nossa região, transformando esse projeto em um marco importante para Ariquemes como para todo o Estado de Rondônia”, destacou Vilma.

O projeto ainda está em fase de conclusão e ajuste, para transformação do atual banco em Viveiro Educador, onde, além da coleta e seleção de mudas e outras funções, também contribuirá com a educação escolar e a pesquisa, destacando o estudo da fisiologia dos vegetais de Rondônia.

“Futuramente, vamos instalar uma biofábrica com viveiros, laboratórios e equipamentos, seguindo  a risca, política de fortalecimento a agricultura familiar e o pequeno produtor  implantada pelo governador Confúcio Moura”, destacou Oliveira.

Saiba mais:
Antigo Banco de Sementes de Ariquemes será transformado em Viveiro Educador


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cursos, Ecologia, Economia, Educação, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Justiça, Legislação, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe