Governo de Rondônia
Sábado, 12 de junho de 2021

USO DA ÁGUA

Sedam espera grande participação de usuários no 2º debate do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Rondônia

25 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Viveiro de café clonal irrigado por gotejamento, em Nova Brasilândia do Oeste

Usuários da água em diferentes projetos e atividades econômicas estão convidados para participar da segunda consulta pública para debater, na próxima terça-feira (29), o Plano Estadual de Recursos Hídricos de Rondônia.

“Do temário constam diretrizes das ações e intervenções recomendadas e agregação de cada uma ao plano em andamento”, informou o coordenador de recursos hídricos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), José Trajano dos Santos.

O Plano é elaborado com recursos do Ministério do Meio Ambiente, via Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental. Sua conclusão possibilitará ao governo a ferramenta de gestão para o setor.

Trajano destacou a importância da participação pública: “Agricultores, irrigantes, donos de agroindústrias, curtumes, laticínios, frigoríficos, entre outros estabelecimentos, têm a grande oportunidade de opinar e mesmo definir alternativas”.

Também lembrou que o evento concederá certificados a universitários que nele comparecerão, ampliando conhecimentos e participação na elaboração do Plano.

O desenvolvimento cada vez maior de lavouras de café clonal irrigadas na região central do estado contribui para a produtividade média de até 150 sacos por hectare.

O QUE É

► Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), os planos devem ser elaborados com base nos fundamentos, objetivos e diretrizes previstos na Lei Federal nº 9.433/1997.

► Com eles será possível a ratificação da dominialidade pública das águas; a prioridade para o consumo humano e para a dessedentação de animais em situações de escassez.

► Planos possibilitam o uso múltiplo das águas, o seu valor econômico, a bacia hidrográfica como unidade territorial para a política do setor; a descentralização e a participação social no processo de gestão; a utilização integrada e sustentável da água.

CONSULTA PÚBLICA
No auditório da Emater
Terça-feira, das 8h às 12h
Avenida Farquhar nº 3055, em Porto Velho

Leia mais:
 Rebanho gera maior demanda dos recursos hídricos de Rondônia, aponta estudo apresentado em consulta pública


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Rondônia


Compartilhe