Governo de Rondônia
28/03/2024

Monitoramento de Biodiversidade

Sedam inicia monitoramento da biodiversidade na Estação Ecológica de Samuel

19 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) e em parceria com a Coordenadoria de Engenharia Florestal da FARO, realizou a instalação e medição de uma amostra tipo conglomerado para monitoramento do bioindicador “vegetação” na Estação Ecológica de Samuel, localizada no município de Candeias do Jamari. Esta ação está contemplada dentro do Programa de Monitoramento de Biodiversidade do programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) e objetiva o acompanhamento das condições ambientais da ESEC SAMUEL à longo prazo.

Os trabalhos foram conduzidos pelos responsáveis pela gestão da Esec Samuel: Renato Berwanger, Engenheiro Florestal; Cleimar Scarmucim, Gestora Ambiental; Sílvia Gonçalves,  Biológa e também pelo Engenheiro Florestal da Faro Eugênio Pacelli Martins, que estava acompanhado por acadêmicos do curso. Trata-se da primeira Estação de Monitoramento instalada em Unidade de Conservação Estadual, cujo planejamento inclui mais sete unidades de Conservação Estaduais. Dessa forma as UC´s Estaduais passam a fazer parte de uma rede de Monitoramento de Biodiversidade da Amazônia.

As ações desenvolvidas visam a utilização das Unidades de Conservação Estaduais de acordo com suas categorias, no caso da ESEC Samuel de proteção integral sendo permitido apenas as pesquisas científicas e educação ambiental. Desse modo as UC´s Estaduais passam a fazer parte de uma rede de Monitoramento de Biodiversidade da Amazônia contribuindo com os estudos científicos nacionais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Meio Ambiente


Compartilhe


Pular para o conteúdo