Governo de Rondônia
25/04/2024

Biodiversidade

Sedam participa da III Feira de Sociobiodiversidade

30 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A III Feira de Sociobiodiversidade promovida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e parceiros, aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2017 no município de Nova Mamoré.

A Amazônia é conhecida por suas particularidades econômicas e sociais, além da sua biodiversidade. Nela se inserem diversos agentes que se organizam e articulam para a divulgação do seu desenvolvimento, tendo como uma forma de organização o Arranjo Produtivo Local (APL). Esse arranjo caracteriza-se pela concentração de extrativistas, associações, cooperativistas, Governos Federal, Estadual e Municipal, comerciantes, consumidores e comunidade em geral e, tem finalidades econômicas, políticas e sociais específicas com o interesse de promover o desenvolvimento local. Com base na articulação local aconteceu a III Feira da Sociobiodiversidade, que teve como objetivo promover os produtos e a troca de experiência entre os empreendimentos ecossociais de base comunitária, assim como divulgar as possibilidades de uso sustentável e a conservação da região.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) foi uma das parceiras nessa iniciativa, que contou com a participação de organizações comunitárias, com a comercialização de produtos alimentares nativos de diversas regiões já beneficiados e processados, bem como artesanatos entre outros produtos.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Maria do Rosário, era uma das representantes da Secretaria na Feira e ressalta que a Sedam como responsável pela gestão da Política Ambiental do Estado, tem muito orgulho em fazer parte desse processo de fortalecimento das comunidades envolvidas na comercialização de produtos oriuntos da Biodiversidade, a soma dos esforços das diversas instituições na organização do evento trouxe visibilidade a III Feira da Sociobiodiversidade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lívia Balbino Guimarães
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente


Compartilhe


Pular para o conteúdo