Governo de Rondônia
23/04/2024

MEIO AMBIENTE

Sedam recebe veículos e equipamentos para proteção e conservação da Estação Ecológica e reservatório da UHE Samuel, em Candeias

01 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A Eletrobras Eletronorte entregou à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) materiais de apoio e veículos (terrestre/fluvial) para atender ações de proteção e conservação da Estação Ecológica (Esec) e reservatório no entorno da Usina Hidrelétrica Samuel. O recurso é oriundo do Acordo de Cooperação Técnica no valor de R$ 2.601.190,00.

Veículos serão utilizados na fiscalização no entorno da UHE Samuel

Veículos serão utilizados na fiscalização no entorno da UHE Samuel

A entrega dos materiais e veículos foi realizada pela Eletrobras Eletronorte nesta quarta-feira (30), nas dependências da Usina que fica no município de Candeias do Jamari, cerca de 45 quilômetros de Porto Velho. Foram entregues à secretaria: duas caminhonetes traçadas, duas motocicletas, dois barcos de 5 metros, quatro barcos de 6 metros, três carretas reboque para barcos, um motor de popa 25hp dois tempos, quatro motores de popa 40hp dois tempos e 40 placas de sinalização para reaviventação da Esec Samuel.

O secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental, Vilson Machado, participou da solenidade de entrega e destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado de Rondônia e Eletrobras Eletronorte neste Acordo. “A parceria com a Eletrobras Eletronorte neste processo é de fundamental importância. Os equipamentos darão suporte aos trabalhos de engenheiros e técnicos do projeto de Conservação da Estação Ecológica de Samuel”.

“Para a Eletrobras Eletronorte é uma satisfação realizar esta parceria, pois fortalecerá o monitoramento e fiscalização da Unidade. Trabalho este que é imprescindível para o ecossistema e a conservação do uso das águas do reservatório e das áreas no entorno da Usina”, disse o engenheiro Marcelo Franco que representou durante o ato o Gerente, Marcial José Perez. Na oportunidade, a equipe do Meio Ambiente da Usina entregou para o Ssecretário da Sedam, o Plano de Manejo da ESEC.

UNIDADE

A Unidade de Conservação ocupa uma extensão de 71.060 ha ao longo da margem direita do reservatório, sendo que as áreas inundadas chegam a atingir aproximadamente 10% da Estação Ecológica. As áreas de preservação permanente, embora sejam de propriedade da União, estão sob a responsabilidade da Eletrobras Eletronorte. Campanhas de monitoramento e fiscalização já são realizadas pela Sedam e o termo de Cooperação fortalecerá os trabalhos desenvolvidos na Esec.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Tereza Pantoja / Eletrobras Eletronorte
Fotos: Tereza Pantoja / Eletrobras Eletronorte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Ecologia, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Segurança, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo