RISCO CARDIOVASCULAR

Seduc apoia avaliação de alunos da rede estadual

04 de julho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Emerson Castro, secretário de Estado da Educação de Rondônia, apoia a avaliação que será realizada, por intermédio do Projeto Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescente (Erica), do Ministério da Saúde, em estudantes da rede estadual de ensino. Em Rondônia, a avaliação será feita pelo Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia.
Foram prorrogadas até o dia 18 de julho de 2014 as inscrições para a seleção de supervisores de trabalho de campo do “Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescente” (ERICA), que será realizado em Porto Velho (RO), de agosto a outubro deste ano.
O Projeto ERICA é um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com diversas universidades em todo o país. Em Rondônia, o Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (DEF/UNIR), será o responsável pelo desenvolvimento do projeto, que irá às escolas para pesquisar a alimentação, o peso, os hábitos e as atividades dos adolescentes.
Serão avaliados 1.440 alunos de 24 escolas da rede municipal, estadual e privada de Porto Velho e o resultado da pesquisa apresentará uma grande “fotografia” da saúde dos adolescentes brasileiros.
Os coordenadores do projeto, em Rondônia, são os professores mestre Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, doutor Célio José Borges e doutora Angeliete Garcez Militão, do DEF/UNIR. Para compor a equipe serão selecionados oito supervisores (profissionais com formação preferencial na área da saúde: enfermeiros, médicos, profissionais de Educação Física, odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e biólogos), sendo quatro deles supervisores de campo, responsáveis pelo acompanhamento da coleta de dados e transferência desses dados para o sistema computacional, e os outros quatro, supervisores de escolas, responsáveis pelo contato com a direção das escolas e sensibilização dos alunos.
Para se inscrever, o candidato deve enviar o currículo lattes (no formato PDF) e o formulário de inscrição (em anexo) preenchido para o e-mail projetoerica.unir@gmail.com. No assunto do e-mail deve constar “SELEÇÃO SUPERVISOR ERICA”.
A seleção dos candidatos será realizada em três etapas: avaliação do currículo lattes, entrevista e avaliação do candidato no treinamento para o trabalho de campo. Os candidatos selecionados para a função de supervisores receberão bolsa mensal do CNPq nos meses de agosto, setembro e outubro de 2014.
Para mais informações acesse a página do projeto ERICA (www.erica.ufrj.br).
O edital completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Unir, no endereço eletrônicohttp://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=11717.

Texto: Antônio Queiroz - Assessoria Seduc

Educação, Saúde