FLUXO ESCOLAR

Seduc cria comitê gestor na véspera da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação, em Porto Velho

24 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Na véspera da visita do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, dirigentes de departamentos e assessores da Secretaria Estadual de Educação, supervisionados pela secretária de educação Fátima Gavioli, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (24) com a gerente de de projetos do Instituto Ayrton Sena, Nilcea Lopes, para definir a criação do Comitê Gestor nessa pasta.

O ministro abrirá quinta-feira, em Porto Velho, a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e inaugurará a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lydia Johnson de Macedo, no Bairro Costa e Silva [zona norte da capital].

Escola Lydia Johnson será inaugurada pelo ministro da Educação e pelo governador Confúcio Moura

O comitê gestor será constituído por professores, coordenadores, diretores e vice-diretores escolares, com o objetivo de acompanhar algumas metas do Plano Nacional de Educação. Segundo Nilcea Lopes, a ênfase é para alfabetização, aprendizagem e distorção idade-série.

O comitê é um fórum de gestão democrática de políticas educacionais e tomará decisões a partir de de evidências. “Ainda nesta reunião, vamos designar os membros permanentes do comitê”, anunciou a secretária Fátima Gavioli.

Em maio deste ano, o governo estadual estendeu o Projeto Acelera para alunos da rede pública municipal e na primeira fase 18 municípios aderiram à proposta que visa atender a mais de 1,8 mil alunos  na correção de fluxo escolar. Nessa fase participam 234 profissionais da rede pública de ensino [estado e municípios], motivando a autoestima dos alunos. Os que estão atrasados em seu ano escolar têm oportunidade de participar do projeto, retomando e avançando nos estudos.

Durante atos de posse de diretores e vices nas coordenadorias regionais de educação em Rondônia, o governador Confúcio alertou diretores, professores, prefeitos, vereadores e outras autoridades municipais para a delicada situação estadual. Segundo ele, há 90 mil jovens fora da escola no estado.

Por esse motivo, conforme a secretária Fátima Gavioli, o Instituto Ayrton Sena assume com Rondônia o compromisso de desenvolver as capacidades das futuras gerações.

Na reunião do Consed, com a presença do governador Confúcio Moura e do ministro Renato Janine Ribeiro, a secretária vai expor a realidade educacional, dentro de um leque de assuntos. A reunião debaterá a construção participativa, os avanços e desafios da aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação  (FNDE), com a participação do presidente do fundo, Antônio Idilvan de Lima Alencar.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Admilson Knightz

Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cultura, Distritos, Edital, Educação, Empresas, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Legislação, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia, Terceiro Setor