Seduc debate programação para comemoração ao Dia do Servidor Público

04 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

No próximo dia 28 é celebrado o  Dia do Servidor Público e, para comemorar a data, a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professora Ana Lúcia Pacini, reuniu na terça-feira (1º), na Sala de Reunião do Gabinete da Seduc, as representatividades da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional (Gpaso), Gerência do Centro de Mídias de Educação, Assessoria de Comunicação Social (Ascom) e do Gabinete para tratar da programação alusiva a data.

A programação comemorativa ao Dia do Servidor Público foi debatida na Seduc

Pacini delegou poderes para que a chefe do Cerimonial da Seduc, Karina Siqueira, elabore uma programação que está em conformidade com a data e, para tanto, muitas sugestões foram apresentadas e que serão objeto de uma análise para saber da viabilidade de execução.
O secretário da Seduc, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu concede apoio para que se possa comemorar o Dia do Servidor Público.
DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO
Também conhecido como Dia do Funcionário Público, esta data não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo, ou seja, os profissionais do serviço público não são obrigados a gozar de folga.
A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas. Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal.
Os servidores municipais pertencem à Prefeitura de uma cidade; os estaduais ao Governo de um estado e os federais são subordinados à União da República. Os salários dos servidores públicos são pagos com o dinheiro dos Cofres Públicos. No Brasil, ser servidor público é sinal de estabilidade financeira para muitas pessoas, pois não podem ser dispensados facilmente de seus cargos depois de consolidado o período de estágio probatório. Para ingressar no serviço público, normalmente, o cidadão deve participar de um concurso público ou processo seletivo e ser aprovado.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Walteir Costa