Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

Seduc discute com técnicos avaliações nacionais do Ensino Básico e Rendimento Escolar

05 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião Da Ana -04 - 11- Qt 005

Angélica Ayres e Aparecida Meireles reuniram-se com técnicos da seduc

A diretora de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professora Angélica Ayres, e a gerente de Controle e Avaliação, professora Aparecida Meireles de Souza e Souza, reuniram-se com técnicos da secretaria para debater a maneira amostral dos alunos das redes públicas e privadas do País, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental; e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira.

A avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) está sendo apresentada e os resultados do País como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação.

Outro assunto tratado na reunião diz respeito à Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como “Prova Brasil”, e que se trata de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas.

Aparecida disse que participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo. Angélica Ayres frisou que neste ano a Prova Brasil está tendo sua aplicação em todo Território Nacional no mês de novembro. Em Rondônia, iniciou na última a terça feira (3) e se estende até o dia 13.

Serão avaliados os 5º e 9º anos, do Ensino Fundamental, censitariamente; e o 3º ano do Ensino Médio amostral. As disciplinas a ser avaliadas tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, são língua portuguesa e matemática. A prova tem duração de 2h30, com o horário estendido para os estudantes com necessidades educacionais especiais com duração de 3h30 ininterruptas, e é aplicada em todos os turnos de funcionamento da escola. No matutino tem início às 8h, no vespertino às 14h e no noturno às 19h30.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo