Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO

Seduc e Agevisa realizam testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C para servidores

17 de dezembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Campanha do Dezembro Vermelho beneficia os servidores da Seduc com testes rápidos

O Núcleo de  Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (NSO/Seduc), acatando orientação da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional, estará promovendo nesta quarta-feira (18), no Palácio Rio Guaporé,  testes rápidos de HIV/Aids, Sífilis, Hepatite B e C.  A ação preventiva é direcionada aos servidores da Seduc e tem a parceria com a Agência de Estado de Vigilância Sanitária (Agevisa) e será realizadas no horário das 8h às 12h.

A chefe do NSO/Seduc, Sirlei Barros, disse que o objetivo do testes rápidos é para  sensibilizarmos servidores sobre a prevenção contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST),como parte da Campanha Dezembro Vermelho.

“O alerta é para a importância da adesão ao teste, pois quanto mais precoce e adequado ele for, a carga viral, que é a quantidade de HIV no organismo, será indetectável, impedindo a pessoa de adoecer, desenvolver Aids e até mesmo de transmitir o vírus para outra pessoa, tornando-se, também, importante aliado na prevenção de novos casos”, afirmou Barros.

Segundo a chefe do NSO/Seduc, apesar dos avanços, nos últimos 30 anos de enfrentamento à doença, muito ainda precisa ser feito para reduzir a transmissão do vírus (HIV) causador da Aids. Por isso, a prevenção deve ser vista como a combinação de diversas estratégias.

“Além de usar a camisinha, é fundamental fazer o teste precocemente; realizar o tratamento adequado do HIV e de qualquer outra IST; caso tenha tido uma situação de risco para o HIV, buscar a PEP (Profilaxia Pós-Exposição); e, agora, também está disponível a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que é o uso de medicamento específico para evitar o HIV, com gerenciamento de risco para controle de outras IST”, ressaltou Barros.

O perfil epidemiológico apresenta tendência de crescimento entre os mais jovens, principalmente os do sexo masculino. “Observa-se que, no início da década, os casos entre os jovens da faixa de 15 a 24 anos representavam cerca de 2% dos casos anuais e, atualmente, eles já representam cerca de 10%”, contabilizou a chefe do NSO/Seduc.

Outra característica atual é o aumento da detecção dos casos de HIV e a redução dos casos de Aids, explicado pelo aumento da oferta de testagem na rede pública e pela detecção precoce das ocorrências, antes do adoecimento por Aids.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Ascom/
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo