Governo de Rondônia
28/03/2024

GESTÃO ESCOLAR

Seduc e dirigentes sindicais alinham edital que culminará com consulta para gestor escolar

01 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião de alinhamento para o edital

Critérios para a participação dos professores, datas e estratégias de campanha para consulta a comunidade escolar para diretor e vice foram alinhados após reunião do Secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda, com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), representado pela presidente, professora Lionilda Simão, e o presidente do Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (Sinprof), professor Joelson Chaves.

O processo de consulta à comunidade escolar para escolha dos gestores será regido por edital apresentado e lido durante a reunião desta sexta-feira (1) pelos representantes e equipe técnica. A previsão para consulta foi acordada para dezembro, tendo em vista todos os envolvidos acordarem quanto a importância de manter o foco da escola nas avaliações institucionais externas, como é o caso do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizados dentro do mês de novembro.

As datas de inscrições, consulta, procedimentos e a instituição da comissão serão discriminadas no edital, a ser publicado em breve e divulgado no Portal do Governo, pois a consulta deve acontecer em Dezembro deste ano.

A minuta do edital foi lida durante a reunião entre os representantes, e o secretário de Educação, Suamy Vivecananda, disse que todo o cuidado foi tomado para que o foco na consulta não atrapalhasse a comunidade escolar no desempenho decorrente das avaliações, por esse motivo o governo retomou agora as discussões sobre o pleito.

Entre os critérios de consenso ficou determinado que os professores em estágio probatório não devem participar do pleito; os interessados devem estar pelo menos há um ano no trabalho ativo da unidade escolar, sem processo administrativo disciplinar, habilitado em pedagogia com especialização (graduação ou pós-graduação) em administração escolar ou licenciado com especialização em gestão.

“A minuta apresentada foi consenso entre os gestores, o edital foi analisado pelos interessados e será encaminhado para a assessoria jurídica conduzir a publicação e abrir os procedimentos para instalação da comissão organizadora da consulta. O pleito está previsto para acontecer em dezembro”, disse o secretário.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Aurimar Lima e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo