Governo de Rondônia
Sexta, 07 de maio de 2021

Seduc e governo americano definem detalhes de intercâmbio para alunos de Rondônia

30 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Segundo Emerson Castro, esse intercâmbio surgiu de uma parceria firmada com a Embaixada Americana no ano de 2013 em que os alunos rondonienses fizeram a “Conexão Mundo” para o Estado do Colorado, na América, daí houve o interesse em firmar novos intercâmbios com o Estado de Rondônia. Desta vez, trata-se da celebração aos 100 anos da expedição Roosevelt em Rondônia.

John Matel confirma que o governo americano abriu oito vagas para os alunos rondonienses e dois professores irem a quatro estados americanos (Dakota do Norte, Dakota do Sul, Washington e Nova York). São estados em que o presidente Theodore Roosevelt atuou não apenas como presidente, mas também como ambientalista.

Esse grupo de alunos e professores irá ficar sob a guarda do governo americano e terá como patrocínio dos Estados Unidos a locomoção, hospedagem, alimentação e todas as atividades culturais educacionais voltadas ao intercâmbio, responsabilizando-se o governo de Rondônia apenas com o trâmite burocrático.

“É uma vontade do governador Confúcio Moura ampliar esse tipo de programa para estimular nossos alunos a estudarem mais, até porque eles serão selecionados por meio de testes seletivos de redação”, ressaltou Emerson Castro, destacando que outros critérios podem vir a surgir no futuro. A intenção da Seduc é estimular os alunos da rede pública a se empenharem mais nos estudos, e a consequência é melhorar os índices educacionais de Rondônia que propiciará uma perspectiva de globalização desse aluno numa inserção no contexto mundial.

O processo seletivo será anunciado em fevereiro, no início do período letivo. Para isso a representante do governo americano, Abigail Dressel, estará reunida nesta sexta-feira (31), na cidade de Presidente Médici com os diretores das escolas públicas estaduais na intenção de discutir os trâmites do processo seletivo. “Essa boa notícia que vamos passar aos diretores é também para mostrar o empenho da Seduc, e o nível de organização que nós estamos implementando não só por conta desse intercâmbio, mas por conta de todo um planejamento de fortalecimento de atividades extracurriculares”, disse Castro.

De acordo com o Secretário de Educação, as redações serão triadas pelas escolas e encaminhadas à Secretaria de Educação que selecionará as cinquenta melhores e submeterá à Embaixada Americana para eleger as oito melhores. “O que a gente quer é dar maior isenção e imparcialidade nesse processo”, disse Emerson Castro.

O secretário de Educação destacou que o ano de 2014 é um ano alvissareiro para a educação em Rondônia porque muitas escolas serão construídas, outras reformadas, além da troca de toda a mobília das unidades de Ensino. “Estamos também trabalhando bastante para fortalecer as atividades extracurriculares para que a gente possa elevar ainda mais os índices do estado e melhorar nossa classificação na avaliação do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero)”, pontuou.

No término da audiência, John Matel presenteou o secretário da Seduc com uma réplica em miniatura do Presidente Theodore Roosevelt.

Texto e fotos: Zózimo Macêdo

Jornalista  DRT-MT 1282


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe