Seduc encerra Campanha Novembro Azul com palestra

29 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Campanha Novembro Azul que contou com adesão do Núcleo de Saúde Ocupacional da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (NSO/Seduc) teve sua programação encerrada nesta sexta-feira (29), com uma palestra proferida pelo urologista e cirurgião geral, médico Cid Olavo Scarpa Vasconcellos, e que contou com a participação de dezenas de servidores da Seduc com mais de 40 anos.

Palestra com o renomado médico Cid Scarpa sobre o câncer de próstata

A chefe do NSO/Seduc, Sirlei Barros, iniciou o encerramento da campanha com uma ginasta laboral com a professora de Educação Física, Sirlei Faial, e – na sequência – por uma hora, o médico Cid Scarpa explicou o que era o câncer de próstata, que ocorre na glândula localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Em sua explanação, Scarpa disse que no Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, que acontece quando as células deste orgão começa a se multiplicar de forma desordenada.

Os sintomas, segundo o médico, pode ser uma dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela ureta pode ser suspeitos. “A ausência de sintomas não garante que não há problemas. Por isso, os exames preventivos é importante aliado do homem para evitar o câncer de próstata”, afirmou o médico.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata, conforme o palestrante, é o diagnóstico precoce. Mesmo com a falta de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem esses fatores, devem ir anualmente ao urologista para fazer o exame de toque real, além de fazer o exame de sangue (PSA) antígeno prostático específico.

Experiência profissional de Cid Scarpa

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). É médico formado na área básica de cirurgia geral, com área de concentração na especialidade de Urologia.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Felowship em Urologia pela Ryukius University em Okynawa, Japão. É oficial-médico do Corpo de Saúde do Exército Brasileiro, na patente Tenente-Coronel.

Atua há 20 anos como médico urologista do Hospital de Base Ary Pinheiro e Hospital do Pronto-socorro João Paulo II. Professor-assistente da cadeira de Clínica Urológica da FIMCA. Atua na clínica privada no Hospita Central em Porto Velho

Foi urologista de 2001 à 2011 do Hospital Marcelo Cândia em Porto velho.

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Rondônia (2015) e Chefe do Departamento de Urologia do Hospital de Base Ary Pinheiro. Tem diversos cursos de especialização.

Durante toda campanha do Novembro Azul, o NSO/Seduc utilizou os seguintes profissionais: Sirlei Barros, Sirlei Faial, Elizete Gonçalves, Rosane de Paula, Laura Cristina, Benilce Matos, Ana Beatriz, Leonardo Feitosa, Rute Iara, Amanda Ariely e Glícia Henriques, além da parceria com o instituto de Apoio a Vida (Invida) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa).

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Walteir Costa