Governo de Rondônia
20/04/2024

PLANEJAMENTO

Seduc lança programa de preparação para aposentadoria de servidores públicos

04 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Para orientar e acompanhar o servidor público estadual em seu processo de decisão, organização e planejamento para aposentadoria a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançará no dia 14 desde mês, o Programa de Preparação para Aposentadoria e Envelhecimento Saudável. A solenidade acontecerá no hotel Rondon, em Porto Velho com a palestra “Aposentado eu? Encarando o novo momento na vida profissional”, ministrada pelo psicólogo Deusdedi Rodrigues Alves, que atua nos Correios.

Inicialmente serão ofertadas 200 vagas e os critérios de participação dos servidores no programa são os seguintes: estar aposentado há um ano, ter idade mínima de 45 anos, faltar no máximo quatro anos e no mínimo dois anos para a aposentadoria.

Elizete Gonçalves garante que o programa ajudará no processo de aposentadoria

A psicóloga Elizete Gonçalves Silva, do Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc, explicou que o programa surgiu como uma forma efetiva de intervenção e cuidado, objetivando facilitar a tomada de decisões necessárias ao indivíduo para sua adaptação à nova condição social. “A transição para aposentadoria pode gerar ansiedade, principalmente pela falta de um planejamento que auxilie o trabalhador a usufruir melhor o tempo nessa nova fase”, diz.

O programa será executado num período de dois anos, com quatro encontros que irão ofertar dois módulos de aprendizados para cada encontro, com as seguintes temáticas: aspecto emocional “Autoimagem e aposentadoria”; aspectos previdenciários “Ganhos e perdas do processo de aposentadoria”; aspecto financeiro “Aprendendo a lidar com meu dinheiro”; aspecto social “Descobrindo novos espaços”; aspecto familiar “Cuidar e ser cuidado”; aspecto de saúde e bem estar “Hábitos saudáveis”; e ainda, projetando o futuro.

No decorrer do programa, os dois anos consecutivos, ocorrerão palestras com temas voltados à aposentadoria, de modo a beneficiar outros servidores não inscritos nos módulos, mas que demonstrem interesse no assunto. As principais temáticas que serão trabalhadas são: A chegada da aposentadoria: significados e reflexos; violências e sentimentos na pré-aposentadoria; legislação previdenciária; economia doméstica e cidadania; aspectos de saúde na pré-aposentadoria; como ser feliz e ter uma vida equilibrada após a aposentadoria; e cuidados com a saúde antes e depois da aposentadoria.

As aulas do programa terão duração de seis horas corridas e serão realizadas no auditório da Seduc, no horário das 7h30 às 13h30. O primeiro e o segundo módulo será oferecido no mês de fevereiro de 2018. Os servidores estaduais inscritos receberão camiseta e bolsa de mão tipo pasta, com identificação do programa.

Inscrições:

Servidores interessados em participar do programa podem fazer suas inscrições no Núcleo Saúde Ocupacional, localizado no térreo da Seduc, no Palácio Rio Madeira, edifício Guaporé, em Porto Velho.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo