Governo de Rondônia
26/04/2024

EDUCAÇÃO

Seduc oferece ginástica laboral para os servidores

12 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Quem nunca se sentiu desconfortável e improdutivo durante um dia de trabalho? Algumas vezes essa indisposição é provocada por problemas pessoais, mas outras, pode ser seu corpo dando sinais. Nesses momentos, alongamentos e alguns minutos fora do posto de trabalho podem renovar as energias. Por isso, a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO), está investindo em ginástica laboral para os seus servidores.

Professora Sirlei Faial (D) ministra aula de ginástica laboral para servidores da Seduc

A professora de Educação Física, Sirlei Faial, afirmou nesta quarta-feira (12), após ministrar um aula de ginástica laboral, que um conjunto de exercícios são realizados nas acomodações da própria Seduc e durante do horário de trabalho. Por isso, os exercícios são de baixa intensidade e de curta duração, para não atrapalhar o fluxo de atividades. A prática da ginástica envolve o alongamento de diversas partes do corpo, desde pescoço e tronco até pés e pernas. O ideal é cada exercício seja adaptado ao trabalho que o servidor desenvolve.

O objetivo maior da ginástica laboral é melhorar a saúde e evitar lesões dos servidores, devido aos esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais. Realizar exercícios físicos, mesmo que de baixa intensidade, no ambiente de trabalho, alivia o estresse e diminui as tensões adquiridas durante o dia. Os alongamentos melhoram a postura e previnem problemas de circulação, além de relaxar as musculaturas do corpo.

A Seduc também é beneficiada com essas ações. Os servidores saudáveis produzem mais e faltam menos ao trabalho por motivos de doença. Além disso, a ginástica laboral também previne fadiga muscular e lesões ocupacionais, diminuindo o número de servidores afastados do trabalho para recuperação de problemas como tendinite e bursite.

Esses minutos em que o servidor fica longe do posto de trabalho contribuem ainda para aumentar o ânimo e a sua disposição. Nesse momento, os participantes também relaxam e relacionam-se com colegas, medidas que aumentam a integração social.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Walteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo