Governo de Rondônia
Terça, 22 de junho de 2021

EDUCAÇÃO BÁSICA

Seduc participa de seminário sobre evasão escolar

28 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

img_20161128_090933622Rondônia participa nesta segunda-feira (28) e terça-feira (29) do Seminário & Workshop “Políticas públicas para a redução do abandono e da evasão escolar de jovens. O evento acontece no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e a gerente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, Elcilene Ribas, representa Rondônia.

O objetivo do seminário & workshop é de construir com as Secretarias de Estado da Educação do Brasil um diagnóstico da situação e traçar diretrizes para combater a evasão e o abandono escolar nos Estados

A base da oficina é um estudo desenvolvido pela Fundação Brava, Instituto Unibanco, Instituto Ayrton Senna e Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e que está sendo coordenado pelo professor Ricardo Paes de Barros. 

A secretária de Estado da Educação de Rondônia, professora Fátima Gavioli, afirmou que a evasão escolar é uma das preocupações do governador Confúcio Moura, tendo em vista que o Brasil conta hoje com cerca de 10 milhões de jovens entre 15 e 17 anos.

Todos esses jovens, segundo a Constituição Brasileira, deveriam, obrigatoriamente, estar frequentando a escola. No entanto, 1,5 milhão nem sequer chegou a se matricular no início do ano letivo, e 1,0 milhão, dos 8,5 milhões que se matricularam, irá abandonar a escola antes do final do ano letivo. Como resultado dessa elevada evasão e abandono, apenas 5,5 milhões de jovens nessa faixa etária irão concluir a educação média com no máximo um ano de atraso. 

“Importante ressaltar que a distribuição desses jovens, espacial e entre grupos socioeconômicos, não é uniforme, e que quanto maior a vulnerabilidade familiar, maior a probabilidade de esses jovens evadirem ou abandonarem os estudos. Esse não é um tema que passou despercebido pelos estudiosos das ciências sociais”, afirmou Gavioli.

Elcilene explicou que  uma grande quantidade de informação sobre a incidência dessa falta de engajamento dos jovens vem sendo acumulada, além de uma infinidade de estudos que buscam identificar seus determinantes e consequências. Ademais, ampla experiência também vem sendo Workshop – Evasão e Abandono Escolar  acumulada, apresentando variado leque de ações nacionais e internacionais voltadas à promoção do protagonismo juvenil. .

O evento tem prosseguimento e termina nesta terça-feira (28).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgaçao
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe