Governo de Rondônia
28/03/2024

OUTUBRO ROSA

Seduc promove em Porto Velho Fórum de Atenção Integral à Saúde da Mulher

28 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

forum-mulher-saude-3

Vários temas relacionados à saúde são discutidos durante o dia

A gerente de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Rita Ramalho, representou nesta quarta-feira (28) a secretaria Fátima Gavioli na abertura do Fórum de Atenção Integral à Saúde da Mulher, em Porto Velho, que faz parte da campanha Outubro Rosa de conscientização para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

O evento tem como objetivo oportunizar a discussão de temas relevantes, ampliando conceitos, compartilhando saberes e favorecendo a humanização de atendimento, a fim de fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

Ao incentivar o evento, o governador Confúcio Moura destacou a importância das ações preventivas voltadas aos servidores públicos do estado.

Os trabalhos foram abertos às 9h com o tema: Câncer de Mama – Um desafio! Passado, presente e futuro, numa mesa de discussão formada pela psicóloga Tácia Barreto, a médica epidemiologista do HBAP e a gerente Cáris Regina. Às 10h, foi a vez do tópico: O protagonismo da mulher no cuidado em saúde nas Redes de Atenção em Rondônia, com a médica ginecologista Márcia Meira, a psicóloga Milka Miranda Freire e a enfermeira, doutora em saúde pública, Kátia Fernanda. No horário matutino, o último assunto abordado foi Planejamento reprodutivo x Controle de Natalidade – O respeito aos direitos sexuais e reprodutivos da mulher em Rondônia, com a mesa sendo composta pela doutora em antropologia Arneide Bandeira e a enfermeira AB Porto Velho, Elileide Jacome.

À tarde, o Fórum tem como temática: Saúde Mental na Assistência à mulher – Um olhar sobre a prevenção e cuidado, com a mesa de discussão contando com a coordenadora Estadual de Saúde Mental, Regina Correia, a psiquiatra Thais Campos e a psicóloga Priscila. No encerramento, o assunto a ser abordado será: Impacto da violência doméstica e familiar- Mitos e estereótipos, com a psicóloga Elizete Gonçalves, a enfermeira Kátia Fernanda e a coordenadora de Vigilância das Violências – Dvea/Semusa.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Quintela Estevão
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo