Seduc promove formação para professores da Escola Novo Tempo Integral

28 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia vem investindo no setor educação com o propósito de melhorar a qualidade do ensino nos estabelecimentos da rede estadual e, para tanto, a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) vem implantando ações, programas e projetos nas escolas e oferecendo formação para os professores e trabalhadores em educação.

No período de 18 a 21 de fevereiro, a Coordenadoria Regional de Educação de Ji-Paraná (CRE/Jipa) promoveu a Formação Escola do Novo Tempo Integral para os professores da Escola Estadual de Ensino Médio Jovem Gonçalves Vilela.

A formação foi realizada com os professores da Escola Jovem Gonçalves Vilela

Sabe-se que nas escolas que fazem parte do Programa Escola Novo Tempo os alunos permanecem 9h30 minutos na unidade de ensino, sendo que 7h30 são de efetivo trabalho pedagógico e as outras 2 horas estão divididas entre horário de almoço e intervalos programados no período da manhã (10h) e da tarde (15h30).

Hoje, segundo a coordenadora da CRE de Ji-Paraná, professora Rosângela Marum, o currículo de Educação Integral da Escola do Novo Tempo segue a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) com reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática. Inclui ainda disciplinas de Conhecimento Regional: Geografia e História de Rondônia. Além de ser integradora que é parte diversificada. ‘‘O programa trabalha em cima das primícias do protagonismo juvenil e da corresponsabilidade social com base na pedagogia da presença’’.

A parte diversificada do programa contempla disciplinas como:
Projeto de Vida – O aluno, com apoio de um professor orientador, constrói o projeto de vida e desta forma compreende a importância dos estudos para alcançar objetivos.
Estudo Orientado – Nesta disciplina, o estudante recebe reforço em determinado conteúdo que apresente dificuldade ou que queira ampliar os conhecimentos.
Avaliação Semanal – São provas preparatórias para servir como testes para o Enem, concursos e outros processos avaliativos.
Práticas Experimentais – São as disciplinas realizadas em laboratórios com ênfase em química, física e biologia.
Disciplinas Eletivas – Onde os alunos escolhem o tema que querem estudar de acordo com a área de interesse profissional.  São disciplinas que mudam a cada semestre.
Pós- Médio – Disciplina que os alunos vão identificar seus objetivos após o Ensino Médio e serão orientados a como se preparar para o Ensino Superior e/ou para o mercado de trabalho.
Segundo o MEC, a carga horária curricular do ensino integral do ensino médio deverá contar com, no mínimo, 2.250 minutos semanais, sendo 300 minutos de Língua Portuguesa, outros 300 de Matemática e 500 para atividades de componente curricular flexível.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Rosângela Marum