Governo de Rondônia
25/04/2024

EDUCAÇÃO

Seduc promoverá campanha fevereiro roxo e laranja

03 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO), vai aderir à campanha fevereiro roxo e laranja. O fevereiro roxo vai abordar a fibromialgia, o lúpus e o mal de Alzheimer; enquanto a laranja estará prevenindo contra a leucemia.

A chefe do NSO/Seduc, Sirlei Barros, afirmou que uma programação de esclarecimentos aos servidores da Seduc está em fase de conclusão e que deve ser dada a conhecer nos próximos dias.

O NSO da Seduc elabora programação para campanha de fevereiro laranja e roxo para servidores

A fibromialgia, o lúpus, o mal de Alzheimer e a leucemia são doenças que não têm hora para se manifestarem e podem ser diagnosticadas precocemente e, com isso, houve a necessidade de que duas campanhas fossem criadas simultaneamente para disseminar as informações com os servidores sobre essas doenças.

“As doenças contempladas pelas campanhas de fevereiro não são contagiosas e, com o tratamento correto, podem ser enfrentadas com mais qualidade de vida. Queremos que os servidores da Seduc saibam disso e sintam que pode contar conosco nos momentos de adversidades”, explica Barros.

FEVEREIRO ROXO

Essa campanha engloba três doenças que, à primeira vista, são muito diferentes entre si, exceto por um detalhe: nenhuma das três tem cura. A iniciativa une a fibromialgia, o lúpus e o mal de Alzheimer sob o lema “Se não houver cura, que, no mínimo, haja conforto”.

LÚPUS – Doença que faz com que o sistema imunológico passe a atacar células do próprio corpo, que passam a ser vistas como inimigas. Os sintomas são confusão mental, manchas avermelhadas na pele, febre persistente, dor nas articulações e fadiga.

MAL DE ALZHEIMER É uma doença degenerativa que destrói as células cerebrais e tem como sintomas a perda de memória, confusão mental, dificuldade para lembrar como executar tarefas simples do dia-a-dia.

FIBROMIALGIA –  É uma Síndrome que provoca dores fortes em todo o corpo por longos períodos de tempo, tendo como sintomas a  dor generalizada, inchaço e sensibilidade nas articulações, fadiga e perda de memória.

FEVEREIRO LARANJA

A iniciativa tem o objetivo de prevenir a leucemia, um tipo de câncer que afeta os tecidos que formam células sanguíneas e impede que o corpo combata infecções.

Com causas desconhecidas, a doença costuma se manifestar de forma repentina e agressiva. No entanto, as perspectivas de cura são boas — as chances de se recuperar chegam a 90%, caso seja diagnosticada nos estágios iniciais.
Para que isso seja possível, é necessário ficar atento a alguns sinais de alerta:

Os principais sintomas de leucemia são:
• Dores nas articulações e nos ossos;
• Febre persistente, sem razão aparente;
• Infecções frequentes;
• Sangramento nasal e na gengiva;
• Perda de peso involuntária;
• Surgimento repentino de hematomas no corpo;
• Tontura frequente.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Walteir Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo