Governo de Rondônia
23/04/2024

AVALIAÇÃO

Seduc realiza 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo do programa Novo Tempo com visitas a escolas

03 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Na semana passada uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), realizou durante seis dias o 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo do programa Novo Tempo nas dez escolas contempladas pelo programa em Rondônia.

Reunião final na Escola Estadual Simon Bolivar teve duração de nove horas

Reunião final na Escola Estadual Simon Bolivar teve duração de nove horas

O secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, destacou que esforços são feitos para que o Novo Tempo seja implantado no menor espaço de tempo, pois o governador Confúcio Moura determinou celeridade.

Os Ciclos de Acompanhamento estão sendo realizados bimestralmente por uma dupla de consultores do ICE, composta por Tadeu Veija, especialista em gestão; e Cássia Biela, especialista em pedagogia, a equipe de implantação e representantes da cada Coordenação Regional de Ensino (CRE) com o objetivo de apoiar as equipes escolares na implantação do modelo da ‘Escola da Escolha’ com visitas rotineiras nas escolas.

Seguindo o plano de ação, este acompanhamento contribui de forma positiva para a formação continuada das equipes escolares, dando o apoio necessário para a melhoria contínua do programa nas escolas.

Em Guajará-MIrim, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Simon Bolivar, as equipes chegaram antes do início da primeira aula para acompanhar a rotina, desde a entrada dos alunos até a saída. A visita teve duração de aproximadamente nove horas.

No decorrer do dia foi analisada também a circulação no entorno das escolas, tratamento aplicado aos estudantes que chegam fora do horário, preparo e organização do professor na sala de aula, funcionamento da secretaria, momento das refeições, entre outros momentos rotineiros.

Reunião com os gestores escolares, coordenadores pedagógicos também fez parte da ação.

Nessa primeira visita, os diretores apresentaram dados gerais sobre as escolas, o plano de ação e os gargalos que estão encontrando na implantação.

A opinião do grupo estudantil também faz parte do acompanhamento e é considerada de extrema importância no funcionamento do programa, com o qual é possível saber as melhorias já ocorridas e as falhas da escola por outro ângulo de visão.

Para evoluir de forma eficaz, o encerramento da visita ocorre com uma reunião para apresentação e alinhamento dos pontos de melhorias que os gestores escolares se comprometem em trabalhar até a próxima visita.

Leia Mais:

Programa Escola Novo Tempo fortalece Ensino Médio Integral como política pública em Rondônia

Secretário fala sobre projetos para as escolas em Tempo Integral de Rondônia em reunião com gestores escolares

Começa Ensino Médio em Tempo Integral na Escola Brasília em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo