20/04/2024

Seduc realiza oficina com gestores e professores no Baixo Madeira

09 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Com a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio da  Gerência de Controle, Avaliação e Estatística – GCAE, edrealizou encontros nas 18 Coordenadorias Regionais de Educação  de Rondônia(CRE´s), com o intuito de promover orientações pedagógicas voltadas para o Saeb/2019, que acontecerá entre 21 de outubro a 01 de novembro de 2019.

Professor Kary (D)  durante oficina em escola do distrito de Calama

O secretário da Seduc, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, determinou que o Núcleo de Planejamento e Avaliação Externa da GCAE, coordenado pelo professor Kary Jean Falcão, visitasse 41 municípios/distritos do Estado, para desenvolver oficinas com os gestores, supervisores e orientadores e professores de Língua Portuguesa e Matemática, e realizou “Roda de Conversa” com os estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, das redes estadual e municipal de ensino.

Entre os dias 10 a 12 de setembro, a equipe do NPAE/GCAE, esteve em Calama, no Baixo Madeira, distrito de Porto Velho que faz divisa com o Estado do Amazonas, na margem direita do rio Madeira.

A oficina foi direcionada para a avaliação do Saeb 2019

A comunidade ribeirinha tem cerca de 760 famílias que residem no lugar e sobrevivem da pesca artesanal. Os moradores possuem duas escolas na localidade, para atendimento dos estudantes, uma estadual e uma municipal.

O Saeb tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem – ênfase em leitura, em Língua Portuguesa e ênfase em resolução de problemas. E a proficiência demonstrada em Português e Matemática serve de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é aferido a cada dois anos.

Em 2017, a Escola Estadual General Osório obteve Ideb 4,3, nos anos finais; e a escola Municipal Ana Adelaide Grangeiro apresentou Ideb 4,6, nos anos iniciais.

Para 2019, os gestores das escolas supramencionadas, a professora Jana Gusmão Dutra de Lima e o professor Wagneth Oliveira Chaves, estão otimistas para bater as metas projetadas.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Kary Jean Falcão