Governo de Rondônia
23/04/2024

CORONAVIRUS

Seduc toma precaução e vai conscientizar estudantes sobre os cuidados para evitar doenças virais

04 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O surgimento de casos do coronavirus, na China, vem preocupando as autoridades mundiais e o secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Suamy Vivecananda Lacerda de abareu, determinou que os coordenadores Regionais de Educação (CRE´s) e os gestores escolares da rede estadual de Rondônia realizem campanha de esclarecimentos para que os professores possam conscientizar os estudantes para os cuidados que devem tomar para evitar a contaminação desta e outras doenças. O secretário disse que a Seduc, por intermédio do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO), está tomando medidas para proteger os estudantes e, pra tanto, deseja informar dos cuidados a fim de evitar contaminação.

Palestras, protocolos de segurança médica e ações de higiene nas escolas visam prevenir  os estudantes de doenças virais.

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em humanos e animais. Geralmente causam doenças respiratórias leves ou moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Porém, alguns coronavírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS, também na China. Todos os coronavírus podem ser transmitidos de pessoa a pessoa. De uma forma geral, a principal forma de transmissão se dá por contato próximo de pessoa a pessoa. Esses vírus algumas vezes podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia.

A  pessoa que entrar em contato com o caso suspeito deve utilizar EPI (máscara cirúrgica; protetor ocular ou protetor de face; luvas; capote/avental). É importante realizar higiene de mãos com frequência e ter sempre acesso a sabão líquido, álcool gel, EPI ou higienizantes para o ambiente.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo