Governo de Rondônia
19/04/2024

AÇÃO EDUCATIVA

Segunda edição do “Duas Rodas, Uma só Vida” começa com orientações a motociclistas para evitar acidentes em Porto Velho

30 de julho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

A ação foi desenvolvida no cruzamento das Avenidas Imigrantes e Rio Madeira em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou na manhã desta sexta-feira (30) a 2ª edição do projeto “Duas Rodas, Uma só Vida” específica para orientar motociclistas, que segundo dados estatísticos da autarquia são as maiores vítimas de acidentes e mortes no trânsito. A ação ocorreu no cruzamento das Avenidas Imigrantes e Rio Madeira.

Durante a abordagem os condutores de motocicleta foram orientados pelos agentes de trânsito do Detran quanto aos cuidados que devem ter no trânsito para evitar acidentes e mortes. A imprudência aliada ao excesso de velocidade são as principais causas de sinistros no trânsito. “Ações educativas voltadas para a direção defensiva, como o projeto “Duas Rodas, Uma só Vida”, são importantes para um trânsito seguro e humanizado para todos. Isso começa com o trabalho de conscientização, nesse caso, em especical, os motociclistas”, ressaltou a diretora-geral adjunta do Detran, Benedita Oliveira, que acompanhou os trabalhos dos agentes de trânsito durante a abordagem.

Motociclistas assistiram vídeo que mostra as principais causas de acidentes de trânsito

“Durante a ação convidamos os condutores de motocicleta para assistir um vídeo de cinco minutos mostrando acidentes e como poderiam ser evitados. Uma  forma de impactar o cidadão, pois aquele fato pode ocorrer com qualquer pessoa que utiliza motocicleta e que não faz a coisa certa no trânsito”, pontou o diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), Welton Roney Nunes Ribeiro.

O eletricista, Carlos da Silva Soares de 58 anos foi abordado na ação e assistiu o vídeo produzido pelo Detran. “Quero agradecer ao Detran pela ação, porque esse vídeo faz um alerta muito importante aos motociclistas. Somos vulneráveis no trânsito e a maioria é imprudente. Eu utilizo a motocicleta como meio de transporte e nunca me envolvi em acidentes e ainda ganhei um capacete novinho”, afirmou.

O projeto “Duas Rodas, Uma só Vida” é desenvolvido pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) em parceria com a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet).

REDUÇÃO DE ACIDENTES

Os motociclistas e os passageiros são as maiores vítimas. Em 2019, segundo dados do Detran, foram registrados 13.702 sinistros de trânsito, dos quais 10.932 envolvendo de motocicletas. Deste total, 9.183 eram condutores e 1.749 passageiros. Já em 2020 foram registrados 11.380 acidentes, envolvendo 8.607 motociclistas, sendo 7.346 condutores e 1.261 passageiros.

Em 2020, dos 11.380 acidentes de trânsito registrados em Rondônia, 8.607 envolveram motociclistas. Em 2020, 245 pessoas perderam a vida em sinistros de trânsito fazendo uso de motocicleta, sendo 226 condutores e 29 passageiros, contra 210 vítimas fatais em 2019, 189 condutores e 21 passageiros.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Ivi Fideles
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Economia, Educação, Empresas, Fiscalização, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo