Governo de Rondônia
26/04/2024

CURSO VISTORIA

Segunda turma conclui curso de Vistoria de Veículos Automotores oferecido pelo Detran

23 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O curso contou com aulas teóricas e práticas

Cento e quatro pessoas concluíram o curso de Vistoria de Veículos Automotores, sendo 100 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia e quatro policiais militares. Segundo o diretor geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga o curso de vistoria veicular tem como objetivo evitar que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados, “o serviço de certificação é de responsabilidade do Detran, por isso a importância do curso oferecido aos servidores da autarquia”.

A Vistoria de Veículos Automotores tem por objetivo assegurar a legitimidade de propriedade da identificação do veículo e de sua documentação, além de constatar se os equipamentos do carro estão em condições seguras para que o mesmo possa transitar. A obrigatoriedade da vistoria consta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a vistoria do carro é executada na esfera estadual e segue critérios uniformes em todo o país.

Existem vários tipos de vistorias de veículos, para transferência de veículos, laudo veicular, laudo de vistoria ou vistoria em trânsito. Durante a vistoria são verificados o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), além do IPVA e eventuais multas, estão tudo correto o vistoriador passa a verificar uma série de itens do veículo que vai desde farol a transparência dos vidros. Se o veículo for aprovado recebe o “certificado” e o “selo de inspeção”, que é anexado no vidro dianteiro do carro.

Neil Gonzaga ressaltou a importância da capacitação para os servidores, esforço que irá refletir no usuário do Detran

O policial militar, Alisson José Pinheiro Tourinho, falou da importância do curso de vistoria de veículos para o seu trabalho no dia-a-dia, “a partir de agora saberei identificar se o veículo está em condições de uso ou se sofreu alguma alteração, quero agradecer ao Detran pela oportunidade de realizar o curso”, disse o militar. Joelsirlei Freitas de Lima, servidor do Detran também agradeceu a oportunidade, “o curso irá acrescentar muito em nosso trabalho”, disse.

O curso que foi realizado no Batalhão de Trânsito em Porto Velho teve duração de 40 horas. A primeira turma que contou com a participação de 57 pessoas que concluíram o curso na sexta-feira (13) e a segunda turma com 47 integrantes finalizou nesta sexta-feira (20).

A Diretora Técnica de Veículos do Detran, Maria Aparecida Izidoro dos Santos, destacou a importância do curso que teve aulas teóricas e práticas de como realizar todo o trabalho de vistoria veicular, a capacitação dos servidores vai refletir no trabalho que oferecemos a sociedade “o curso ofereceu atualização com abordagens que vão desde conceitos e definições, leis e resoluções que dispõem sobre a identificação veicular, Renavam, conceito de chassi e sua essência entre outros conteúdos”, disse.

Leia mais:

Operação conjunta intensifica fiscalização no trânsito para reduzir acidentes

Dos atendimentos mensais do Samu em Porto Velho, 45% são de acidentes de trânsito


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Edie Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Distritos, Empresas, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo