Governo de Rondônia
26/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Segundo dia de Pacto Integrador é marcado por debates sobre integração e ações de inteligência

31 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

As discussões e trocas de experiências do segundo dia de Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual, realizado em Porto Velho, foram marcadas pelo desejo quase unânime de se alcançar um cenário de integração entre as forças de segurança dos estados participantes do pacto e de se criar uma base de dados única para ser utilizada de forma compartilhada pelos diferentes atores da segurança nacional. Na plateia estavam secretários Estaduais de Segurança Pública, policiais militares, policiais civis, bombeiros, agentes penitenciários e técnicos das secretarias de segurança pública de 21 estados. O evento se encerra na quinta-feira, 31.

Alternativas para a crise carcerária foi tema durante Pacto Integrador de Segurança

O primeiro tema do segundo dia de evento foram as alternativas para a crise carcerária, em um painel mediado pelo subsecretário de Integração da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, Marcelo Vladimir Corrêa e apresentado pelo secretário de Justiça de Rondônia, Marcos Rocha, e pelo subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, Osmar Mendonça de Souza. Entre as tratativas, a necessidade urgente de melhorar as políticas públicas federais, para fomentar a participação dos empresários na empregabilidade de mão de obra carcerária. Além disso, aumentar a oferta de cursos, fortalecer o vínculo familiar do preso, trabalhar a remição de pena e focar na escolarização do indivíduo privado de liberdade.

O secretário executivo do pacto, delegado Emmanuel Henrique Oliveira, foi o moderador do segundo painel que levou aos participantes o tema “Inteligência compartilhada e tecnologia”. O coordenador geral de inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Romano Costa, foi enfático ao falar da necessidade de se desenvolver uma base nacional de inteligência em segurança pública para melhorar o fluxo de dados e auxiliar o profissional que está na ponta. “Temos que ter a ferramenta para alcançar e processar os dados e, assim, difundi-los. É preciso trabalhar as informações e elaborar pontes entre as bases de dados para acelerar o processamento e garantir rapidez e qualidade destas informações”, disse Romano.

Neste sentido, o gerente de Estratégia e Inteligência da Secretaria de Segurança de Rondônia, Lindomar Beserra, falou da experiência exitosa de troca de informações entre Rondônia e os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima. Na ocasião ele reiterou a opinião do coordenador de inteligência da Senasp sobre a necessidade de o Brasil ter uma base de dados única para o compartilhamento de informações.

Sistemas de compartilhamento de dados

Um dos softwares com treinamentos durante o Pacto Integrador foi o Neomind Fusion ECM Suite, que é uma ferramenta customizável capaz de tramitar e armazenar documentos com velocidade e segurança. O sistema permite a modelagem de todos os processos voltados para a produção de documentação e de orientações relacionadas a operações policiais. Durante o evento, aconteceu ainda o treinamento do Sistema de Monitoramento de Operações Integradas (Mopi), um software responsável pelo planejamento e monitoramento de operações integradas. Por fim, também foi apresentado o AFIS, um sistema automatizado de identificação criminal por meio de impressões digitais, que objetiva interligar as Polícias Civil e Federal de todos os estados brasileiros.

Evento foi marcado por painéis, workshops e palestras

Roubo de cargas, tráfico de entorpecentes e facções criminosas

Roubo de cargas, tráfico de drogas e atuação das facções criminosas também foram pautas desta quarta-feira, afinal são crimes recorrentes nas divisas dos estados e requerem ações estratégicas e inteligentes para o seu combate. O chefe da delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas de Goiás, Alexandre Bruno de Barros, apresentou o ProCarga Goiás, como exemplo de medida concreta a ser implantada pelos estados no combate a roubo de cargas no Brasil. “O ProCarga nos auxiliou na elucidação de cerca de 60% dos casos investigados”, disse Barros.

O segundo dia de evento foi finalizado com um painel sobre estratégias de combate às facções criminosas, moderado pelo presidente do pacto integrador, Ricardo Balestreri. O secretário de Segurança do Distrito Federal, Edval Novaes, o delegado do Centro Integrado de Segurança Pública de São Paulo, Renato Topam e o chefe do Planejamento Operacional da Policia Militar de Goiás, Karison Sobrinho foram os debatedores do tema.

Mais uma vez a necessidade de compartilhamento de informações veio à tona. “É preciso uma mudança da cultura organizacional. Os ambientes precisam ser neutros. Quando o ambiente é neutro ele é de todos e as normas são gerais. Não dá para trabalhar criminalidade organizada se não for com um trabalho conjunto e cooperado”, disse Renato Topam.

 Comitês Integrados

Nesta quarta também foram apresentados aos participantes o funcionamento e as diretrizes dos comitês estratégicos do Pacto Integrador, que são grupos de estudos divididos nas seguintes áreas: Operações Integradas; Prevenção à Criminalidade; Análise Criminal; Administração Penitenciária Integrada e Inteligência Integrada. Os participantes dos comitês também se reuniram ao longo do evento para alinhar ações conjuntas e estratégicas nos seus campos de atuação.

Os comitês são responsáveis por definir a política de segurança pública interestadual entre os pactuantes; gerar diretrizes de gestões táticas e operacionais; definir os indicadores de redução para tratamento nas ações integradas; definir os indicadores de aumento para otimizar as ações integradas; realizar gestões para implantação de um sistema nacional de segurança pública; articular as alterações legislativas na esfera nacional para garantir bons resultados no sistema de segurança pública; induzir o processo de integração nas forças de segurança interestaduais e intraestaduais e induzir a construção de banco de dados unificados considerando os indicadores a serem tratados.

Reunião do Consesp

Concomitante ao Pacto Integrado de Segurança Pública Interestadual, Porto Velho também recebeu na manhã desta quarta-feira, 30.08, a reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro foi realizado no Palácio Rio Madeira e contou com a presença de representantes de Rondônia, Alagoas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.

O Consesp é um órgão colegiado com funções planejadoras, executoras, consultivas, deliberativas e representativas. Tem por finalidade básica reunir os dirigentes máximos das secretarias estaduais de Segurança Pública para a troca de informações, definições de atuação e avaliação das ações de segurança pública em todas as esferas governamentais.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sesdec
Fotos: Sesdec
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Polícia, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo