Governo de Rondônia
Terça, 18 de maio de 2021

Segurança capacita policiais para o enfrentamento às drogas

16 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

20140616_102820Formaram-se na manhã desta segunda-feira (16) os 24 policiais militares que participaram do curso de formação do Programa Crack – É possível vencer – nível multiplicador. O curso foi aplicado do dia 19 de maio até o último dia 13, em Porto Velho, sob a coordenação da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

O programa é uma estratégia do governo Federal, em parceria com o governo do Estado, através da Sesdec e da Superintendência Estadual de Promoção da Paz (Sepaz). Com o lançamento do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas pelo governo Federal em 2010, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promoveu a adesão dos Estados para a formação de profissionais.

A formação amplia o enfrentamento por parte dos policiais de maneira diferenciada quanto ao uso de drogas e nas cenas de uso de maneira integrada e articulada, nos eixos de prevenção, cuidado e autoridade. “Eu sempre digo que o policial não precisa ser arbitrário, mas tem que ser austero, usando da autoridade com braço forte de forma adequada”, disse o secretário da Sesdec, Antônio Carlos dos Reis. “E a prevenção é sempre o melhor caminho. Uma pesquisa de um instituto latino-americano diz que para cada real gasto na prevenção, são sete economizados com o combate”, completou.

20140616_102840A superintendente da Sepaz, Maria da Penha, enfatizou a necessidade das parcerias para o bom andamento de ações de enfrentamento ao uso de drogas. “É importante que haja essa união para que os resultados sejam maiores e atinjam ainda mais pessoas”, declarou. Maria da Penha citou o Centro de Referência de Prevenção e Atenção à Dependência Química (Crepad), que funciona como órgão acolhedor às famílias e dependentes, para orientação e encaminhamentos. “Em quase oito meses de funcionamento, já atendemos mil famílias, e nós estamos prontos para atender as demais que serão encaminhadas através desses profissionais agora formados”.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Farias - Assessoria Sesdec
Fotos: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Segurança


Compartilhe