Segurança pública é debatida em Alto Paraíso

07 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Durante a reunião, o vereador Paulo Cesar Bergantin relatou que há crimes de homicídios não solucionados. O vereador Joãozinho elogiou o trabalho da Polícia Militar no município, mas destacou que o índice violência era menor com a presença da Força Nacional de Segurança, cujo efetivo foi retirado de Alto Paraíso.

Já o tenente-coronel Ênedy Dias sugeriu um trabalho conjunto da Polícia Militar com a Sesdec para instalar uma delegacia de Delegacia de Policia Civil no município. Atualmente, segundo o comandante do 7º BPM, os policiais militares são obrigados a se deslocar para o município de Ariquemes todas as vezes em que há prisões em flagrante. Segundo ele, uma delegacia devidamente equipada aumentaria a eficácia do trabalho, inclusive com economia de tempo.O delegado Lindomar Beserra, da Gerência de Estratégia e Inteligência da Sesdec, disse que os índices de violência em Alto Paraíso são preocupantes, mas estão sendo feitas gestões para enfrentar o problema e pacificar a região. “Isso tem que acabar”, disse o gerente do GEI.

Jericos

A regulamentação dos “jericos”, que são carros construídos artesanalmente na cidade, também foi debatida na reunião. Segundo, Hugo Correa, do Detran, existe uma forma de regulamentar os veículos como máquinas agrícolas. “Mas, para isso, o município deve cadastrar todos os proprietários, além de estabelecer locais por onde devem transitar”, sugeriu.O líder dos “jeriqueiros” de Alto Paraíso, Alcimar da Silva, relatou que atualmente existem 10 pessoas como ele, que sobrevivem através do uso destes veículos. Segundo ele, a proibição irá prejudicar muitas famílias. Alcimar acrescentou que cada “jeriqueiro” deve ser responsabilizado pelo mau uso de seu veículo e que alguns já causaram acidentes fatais na cidade e também na zona rural.

Festa

Sobre as festividades da tradicional Corrida do Jerico, que iniciará na quinta-feira (13) e encerrará no domingo (16), o tenente-coronel Ênedy, explicou que o policiamento está planejado e será reforçado com policiais outros batalhões como, Ji-Paraná e Jaru. Também estarão mobilizados para o trabalho delegados e agentes da Polícia CivilTambém participaram da reunião o tenente-coronel Vicente, diretor Gabinete Gestão Integrada, Juraci Miranda Pereira, vice-prefeita de Alto Paraíso, Emerson Aparecido de Oliveira, representante do diretor de Cultura, o vereador Fabiano Regis Fernandes e o presidente da Associação dos Jeriqueiros de Alto Paraíso, Alcimar da Silva.Texto: Lenilson Guedes

Governo, Rondônia