Governo de Rondônia
18/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Segurança pública registra queda de quase 13% nos casos de homicídios em Rondônia

20 de fevereiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) caiu 12,82% no estado de Rondônia em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014. De acordo com o Núcleo de Estatística (Naec) da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foram registrados 34 assassinatos em 2015 contra 39 ocorridos no mesmo mês do ano anterior.

Uma das maiores quedas foi verificada em Porto Velho, um recuo de 28,57%, com o registro de 10 ocorrências este ano contra 14 do ano passado. No interior do estado, a redução foi de 4%.

O índice de homicídios elucidados também aumentou o percentual de variação de 75% para 80%. O levantamento foi realizado pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil com o fechamento do balanço do ano de 2014. De cada 10 casos registrados, oito têm causas ligadas ao tráfico de drogas.

O delegado da Divisão de Homicídios, Jeremias Mendes de Souza, argumenta que usuários de drogas que não arcaram com suas dívidas somam o grande percentual das vítimas de homicídio do ano passado. “Apenas, 1% dos crimes são casos passionais e vingança não envolvendo o tráfico a exemplo de agiotagem, estelionatos e brigas de vizinhos”, concluiu.

De acordo com o secretário da Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania, Antônio Carlos dos Reis, a taxa de homicídios é o principal indicador utilizado para medir a eficiência de ações na área da segurança pública.

Dentre as justificativas para a curva descendente dos índices de criminalidade violenta, disse ele, estão as operações integradas entre as polícias Militar e Civil, com a intensificação do patrulhamento ostensivo, com a retirada de armas ilegais das ruas e à investigação de crimes, identificação e prisão de autores além de designação de delegados para todas as comarcas do Estado.

“Temos certeza do dever cumprido. Sabemos que segurança pública é um tema difícil e os resultados nem sempre se apresentam na mesma proporção dos investimentos. Mas estes resultados são bem satisfatório e expressivos”, destacou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Segurança


Compartilhe


Pular para o conteúdo