Seis veículos são entregues em Cacoal para fortalecer Programa Saúde da Família

28 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário Pimentel e Prefeito Padre Franco

No município de Cacoal, o atendimento à saúde da família, o chamado Programa Saúde da Família (PSF) tem previsão para ser ampliado em mais de 50% até o final do ano, graças ao incremento das iniciativas do Governo do Estado, que por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-RO) oportunizou à prefeitura mais 20 médicos e seis veículos para atender as equipes. A previsão foi feita pelo coordenador de atenção básica do município, Ismael Moreira, que participou nesta sexta-feira (27), em frente à prefeitura do município, da solenidade de entrega dos carros adquiridos através de emenda da Deputada Glaucione Rodrigues e realizada pelo Secretário de Estado da Saúde Williames Pimentel, representante do Governador Confúcio Moura.

3 - franco

O prefeito de Cacoal Padre Franco participou do evento e foi taxativo em agradecer por mais um benefício aos cacoalenses, por entender que município deu um salto no atendimento à saúde pública após parcerias com governo do Estado. Segundo dados da secretaria municipal de saúde, a realidade local era de oito equipes de PSF e dois veículos para atender toda a região, um total de cobertura de 34,79% da população, incluindo as comunidades distantes, como o caso de Jardinópolis que fica a aproximadamente 40 km do município. A deputada Glaucione também elogiou o governo pela disposição em realizar a aquisição dos veículos e fazer o repasse para a prefeitura, para uso exclusivo na atenção básica da Saúde.

3 - franco fala

Com a chegada dos veículos e dos novos médicos, disponibilizados pela Sesau através do “Programa Mais Médicos”, o governo Confúcio Moura viabilizou a previsão de mais 13 equipes, que atenderão em média 750 famílias cada. Além da atenção básica, o município ainda fora beneficiado com a otimização do Hospital Regional e outros programas e estratégias da secretaria estadual para desafogar a alta e média complexidade da Capital, facilitando a vida do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) da região. “O fortalecimento da atenção básica, que é porta de entrada do SUS, é uma estratégia de gestão para dar mais resolutividade à saúde pública. O governo quer dar melhores condições aos profissionais para visitarem e acompanharem a família, fortalecendo assim a estratégia de agendamentos nas unidades de saúde, para encurtar filas de espera” – disse Pimentel.

Texto: Aurimar Lima
Fotos: Aurimar Lima