FESTIVAL DE PRAIA

Sejucel apoia artesanato no Festival de Praia de Costa Marques; próximas feiras serão realizadas em Ariquemes e Porto Velho

14 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Artesanato de Rolim de Moura será vendido em Costa Marques

Em fase de ascensão, o artesanato rondoniense recebe total apoio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura e Lazer (Sejucel) durante o Festival de Praia aberto hoje (14) em Costa Marques, a 750 quilômetros de Porto Velho, no Vale do Guaporé.

Diversos segmentos expõem até o próximo domingo. Uma equipe da Sejucel trabalha com profissionais artesãos que vendem anéis, bancos, bonecas, cadeiras, cerâmica, chaveiros, fibra vegetal, mesas, porta-canetas, puffs, entre outros produtos.

Segundo o superintendente Rodnei Paes, 250 artesãos indígenas são de aldeias circunscritas ao Parque Indígena do Aripuanã, em Cacoal. O estado tem outros mil, devidamente reconhecidos pelo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro.

“As feiras regionais resgataram essa atividade que até há pouco tempo estava adormecida”, comentou Paes.

A Sejucel apoia oito projetos de feiras regionais. Nas seis primeiras, conforme o superintendente, o movimento ultrapassou mais de R$ 500 mil. Elas foram realizadas em Cacoal, Ji-Paraná (duas vezes, uma delas, na Feira Rondônia Rural Show), Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.

Depois do Festival da Praia em Costa Marques, será a vez de Ariquemes e, em seguida, Porto Velho, ainda neste segundo semestre.

Rondônia abre caminho para exportações. Paes informou que uma artesã de Vilhena já fornece para quatro lojas locais e outra conseguiu cliente em Lisboa (Portugal), preparando-se para exportar.

Segundo a Agência Brasil, artesanatos de oito regiões brasileiras receberam os primeiros selos de indicação geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.  De acordo com a coordenadora do projeto de Indicações Geográficas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), Hulda Giesbrecht, a indicação geográfica traz um diferencial e torna o produto mais competitivo.

Atualmente, 55 produtos brasileiros receberam o selo de indicação geográfica do INPI, entre os quais café, queijo, cachaça, frutas e, de artesanato.

Rondônia é o estado que mais cadastra artesãos

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Sejucel