Governo de Rondônia
26/04/2024

CULTURA

Sejucel lembra um ano de inauguração do Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia

25 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Palácio das Artes Rondônia, o primeiro de grande porte de Porto Velho, completa um ano de inauguração

Palácio das Artes Rondônia, o primeiro de grande porte de Porto Velho, completa um ano de inauguração

Há um ano foi escrita uma nova página na história cultural do Estado de Rondônia. Foram quase 20 anos sonhando, planejando e concretizando, até o primeiro Teatro de Rondônia se tornar uma realidade, que fez Rondônia entrar de vez para o cenário cultural do Brasil, e o Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia conquistar o posto do maior da região Norte, superando até o famoso Teatro Amazonas. Um marco para a cultura rondoniense.

Em 1998, representantes do segmento cultural se reuniram para reivindicar, junto ao governo estadual, a construção de um teatro para a realização de grandes eventos. O projeto foi levado adiante, tendo sua obra paralisada por alguns anos e sendo retomada em 2011 com a liberação de recursos disponibilizados pelo atual governo de Confúcio Moura e, finalmente, concluída e entregue à população em 25 de setembro de 2014.

Desde então, a população pode contemplar a singular arquitetura e estrutura completa do Teatro Palácio das Artes Rondônia, que mostra sua grandeza, acomodando confortavelmente 1.100 pessoas em poltronas ergonômicas e 236 pessoas no anexo chamado Teatro Guaporé. Possui tecnologia sofisticada e equipamentos modernos, além de salas de ensaios, camarins e um espaço para exposições.

Outro grande passo foi dado neste ano, em julho, com a liberação do alvará que impedia a realização de grandes eventos no teatro. Segundo o superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rodnei Paes, o alvará foi uma conquista de toda a equipe do governo, cujo esforço foi incansável na luta pelo docuento. “O Teatro é uma conquista nossa, do estado, e reflete o respeito com a população e com a classe artística”, ressaltou.

Confortáveis cadeiras acomodam os apreciadores das artes

Confortáveis cadeiras acomodam os apreciadores das artes

Hoje, sob a administração da Fundação Palácio das Artes (Funpar), criada pela Lei Complementar 193/14, o teatro conta com uma extensa programação para o público rondoniense, que se tornou espectador de manifestações culturais das mais variadas formas. Peças teatrais, companhias de danças, stand ups, grandes musicais, entre outros.

“O fato de Rondônia possuir hoje o maior teatro da região Norte representa um grande progresso na cultura do estado. Este é um sonho de muitos anos, que agora se tornou uma realidade. É nossa conquista! Precisamos cuidar e saciar essa sede de cultura que a população possui”, destacou o presidente da Funpar, Severino Costa.

Aos finais de semana, arte e cultura se encontram para oferecer ao publico a riqueza da cultura do Norte. Manifestações culturais locais e de todo o País acontecem. “Hoje podemos dizer que Rondônia tem um belo e grandioso teatro. Um espaço para promover a cultura e proporcionar ao público a oportunidade de entretenimento e conhecimento cultural”, pontuou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Pâmela Rosa
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo