ON-LINE

Sejucel planeja retorno das ações de desporto para 2021; capacitações vão ser realizadas de forma remota

15 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Retomada de ações esportivas no Estado, em 2021, continua de forma remota

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), segue com o planejamento de atividades para o calendário de 2021, levando em consideração as restrições sanitárias de combate à Covid-19, previstas nos decretos vigentes. Entre as ações predefinidas, até o momento, estão:

• Jogos Intermunicipais de Rondônia 2021 e Universitário.
  • Congresso Técnico das Regionais.
  • Curso de Capacitação-Futsal/Futebol/Basquete e Voleibol .
  • Prêmio Esporte Rondônia.

Todos os cursos de capacitação, terão a parte teórica desenvolvida de forma remota, durante o período de pandemia da Covid–19. “As atividades estão planejadas, podendo ou não ocorrer, dependendo do cenário atual. Não paramos, outras ações estão sendo desenvolvidas para a execução em 2021”, destacou o coordenador de Esporte e Lazer, Vanderlei Ferreira.

Está prevista ainda, para o mês de março, uma reunião de planejamento com gestores municipais. No encontro, devem ser discutidos os projetos a serem executados no interior do Estado, buscando formas de apoiar e fomentar as modalidades esportivas nos municípios de Rondônia. “Pretendemos realizar a reunião anual com todos os chefes de delegações e secretários municipais de Esporte dos 52 municípios do Estado”, afirma Vanderlei.

Mesmo durante a pandemia, a equipe trabalha com afinco em busca de construir alguns protocolos de retomada em benefício da sociedade rondoniense para a reabertura dos jogos do Campeonato Brasileiro Série “D” de Futebol e do retorno do Campeonato Estadual Profissional e Amador, além da retomada das atividades esportivas em diversas modalidades em Rondônia.

No ano de 2020, as ações voltadas para o desporto com o uso de ferramentas tecnológicas para manter o calendário de eventos, mesmo com a pandemia do coronavírus. Dentre as medidas adotadas destacam-se os cursos de capacitação realizados de forma remota, com transmissões por meio das redes sociais.

As atividades da Sejucel não pararam, mas ocorreram de forma on-line. As lives de capacitação atingiram a participação de 1.164 pessoas durante as transmissões, superando o número de inscritos, 472. Foram emitidos no total 294 certificados. O treinamento vem sendo utilizado pela Sejucel, mesmo antes do período de pandemia. Em 2019, se inscreveram para participar das lives, 120 pessoas.

Os eventos on-line realizados pela Superintendência, como: lives, fóruns e cursos abordam diferentes temas e  público-alvo específicos. Confira os eventos, cursos e lives já realizados: 1ª live de Futebol; 1ª live- Seminário Virtual TJD/RO; 1ª live de Futsal; 1ª live sobre qualidade de vida/Judô; 1ª live sobre Karatê-DO Educação e Budô; 1º Fórum Nacional de Artes Marciais; 1º Fórum Estadual de Artes Marciais; 1º e 2º Cursos  de Arbitragem Futebol 7; 1º Curso de Arbitragem de Voleibol; 1ª Curso “Organização de Eventos”.

Texto: Dandara Carvalho
Fotos: Daiane Mendonça