26/04/2024

CULTURA

Sejucel publica resultado final de seleção dos projetos referentes aos editais da Lei Aldir Blanc

11 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Os projetos selecionados fazem parte do amplo espectro cultural do nosso Estado, reconhecendo a multiplicidade de expressões artísticas regionais

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) chega à reta final do trâmite de avaliação dos projetos referentes aos oito editais da Lei Aldir Blanc. O resultado final dos selecionados já foi publicado, para que os artistas da cultura possam receber os recursos da Lei, conforme Portaria nº 252   https://rondonia.ro.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/Portaria-252_-resultado-final_-Aldir-Blanc.pdf

De acordo com a coordenadora Estadual de Cultura, Carmelia da Silva Cardoso, o Governo do Estado está atendendo a 356 projetos, que serão desenvolvidos no ano de 2021. Os projetos selecionados fazem parte do amplo espectro cultural do Estado, reconhecendo a multiplicidade de expressões artísticas regionais. “A Sejucel conseguiu executar o recurso dentro do prazo, e estamos muito felizes, pois os proponentes terão projetos que serão executados nos quatro cantos do Estado. Um conjunto de ações principais em que estão sendo aplicadas políticas públicas de fomento à cultura”, destacou.

Os classificados e suplentes convocados terão cinco dias úteis, a partir desta sexta-feira (11) para encaminhar a documentação complementar via Sistema Integrado (SAP), pelo link: sapcultural.sistemas.ro.gov.br/EditalDeCategoria/EditaisAbertos.

Os classificados e suplentes convocados terão cinco dias úteis, a partir desta sexta-feira (11) para encaminhar a documentação complementar a contar via Sistema Integrado (SAP)

A comissão instituída pela Sejucel irá analisar as documentações e posteriormente submeter à Coordenadoria Financeira para providências quanto ao pagamento dos premiados. Todos os contemplados irão receber de forma integral o valor devido, conforme o estabelecido nos editais, através do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Munícipios (Siafem-RO). Após o recebimento do recurso, os proponentes estarão aptos a executar seus projetos, conforme informados no cronograma pelos próprios proponentes.

Para o superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, esse é um marco histórico à cultura do nosso Estado. “Toda a execução ocorrida dentro do prazo só demonstra a celeridade e seriedade com as políticas públicas, que irão dar continuidade, em especial aos editais de chamamento público, por ser um processo democrático e transparente que atinge toda uma cadeia produtiva cultural dos fazedores de Cultura”, reforçou Jobson Bandeira.

Em todo o Estado de Rondônia, foram selecionadas propostas de atividades artísticas e culturais, disponibilizando R$ 7.750.500 milhões em premiações nos seguintes editais:

– Edital nº 77/2020/Sejucel-Codec 1ª Edição Mary Cyanne;

– Edital nº 83/2020/Sejucel-Codec 1° Edição Alejandro Bedotti;

– Edital nº 78/2020/Sejucel-Codec 1ª Edição Jair Rangel “Pistolino”;

– Edital nº 86/2020/Sejucel-Codec 1ª Edição Marechal Rondon;

– Edital nº 80/2020/Sejucel-Codec 1ª Edição Pacáas Novos;

– Edital nº 85/2020/Sejucel-Codec 1ª Edição Urucumacuã;

– Edital nº 81/2020/Sejucel-Codec para o 1ª Edição Mestre Aluízio Guedes;

– Edital nº 84/2020/Sejucel-Codec 1ª Edição Ambrósio Paes.

Texto: Jaqueline Malta
Fotos: Daiane Mendonça e Edcarlos Carvalho