Governo de Rondônia
16/04/2024

PARCERIA

Sejus e Emater unidos em prol dos pequenos produtores de Rondônia

22 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A equipe da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) devem ajudar  pequenos agricultores do Estado com a distribuição de mudas de café clonal.

A ideia surgiu após a visita do presidente da Emater, Luciano Brandão, à titular da Sejus, Etelvina Rocha, que sugeriu produzir mudas da espécie na Fazenda Futuro utilizando a mão de obra reeducanda.

Termo de Cooperação deve ser firmado entre outras Secretarias e Sejus para ajudar pequenos produtores do estado.

A iniciativa vai ao encontro do anseio do governador Marcos Rocha que prometeu dar apoio aos pequenos agricultores.

Na Fazenda Futuro, os apenados realizam o plantio de várias culturas como: manga, cacau, banana, laranja, macaxeira, entre outras espécies. Um trabalho de reinserção social quem vem dando certo ao longo dos anos.

O presidente da Emater sugeriu firmar um termo de cooperação entre Emater e as Secretaria de Justiça, da Agricultura (Seagri) e Desenvolvimento Ambiental (Sedam) a fim de alcançar pequenos produtores com a distribuição de mudas de café clonal, dando todo o suporte técnico. “Juntos podemos produzir efetivamente para o estado de maneira conjunta”, ponderou a secretária Etelvina Rocha.

Plantação de castanheiras

Outro assunto que entrou em pauta foi o plantio de castanheiras enxertadas, que pode ser feito por mão de obra reeducanda. A vantagem da castanheira enxertada é que a produção ocorre em até cinco anos, enquanto que a nativa leva 12 anos para dar os primeiros frutos. O projeto da Emater está destinado para os municípios de Rolim de Moura e Alvorada D´Oeste, mas as mudam devem ser produzidas na Fazenda Futuro em Porto Velho.

Leia mais:

 Com variedade de culturas, Fazenda Futuro, em Porto Velho, produz bons frutos e ressocialização


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo