Ressocialização

Sejus e Prefeitura de Buritis assinam termo de cooperação

19 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

dsc_0781Com o objetivo de viabilizar a utilização de mão de obra carcerária, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) e a Prefeitura de Buritis assinaram  um termo de cooperação.

O acordo incentiva a ressocialização e a reintegração ao convívio social do apenado em regime fechado e semiaberto, utilizando-se da mão de obra de 40 reeducandos para execução de serviços gerais, construção, limpeza, varrição e conservação das vias públicas e logradouros do município.

Como parte do termo de cooperação, a Sejus ficará responsável por recrutar a mão de obra necessária e qualificada para atender às demandas da Prefeitura; fornecer lista dos internos aptos a trabalhar, que estejam com a documentação (Carteira de Identidade e CPF regularizados), além de dados e informações a respeito do cumprimento da pena, bem como da habilitação profissional.

O assessor de reinserção social da Sejus, Alessandro Martins, explica que a ideia é proporcionar a capacitação dos internos participantes, preparando-os para retornar ao convívio social e ao mercado de trabalho.

O prefeito de Buritis, Antonio Correa de Lima, comenta que a parceria é muito boa para o município, pois além de levantar a autoestima dos apenados, a população fica agradecida por vê-los trabalhando. “Essa mão de obra ajuda muito a Prefeitura pela falta desse tipo de funcionários e conseguimos deixar a cidade limpa e bem organizada, com um ‘novo olhar'”.

Outros projetos e termos de cooperação estão sendo preparados entre a prefeitura e a Sejus para serem executados no próximo ano para aproveitamento das atividades laborais a mão de obra apenada.

Texto: Celene Gomes
Fotos: Celene Gomes