Governo de Rondônia
26/04/2024

Sejus interage com Sesdec na captura dos apenados foragidos em Ariquemes

19 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

ariquemes1

Na madrugada desta quinta-feira (19) na Casa de Detenção de Ariquemes aconteceu a fuga de 10 apenados, que renderem agentes penitenciários e policiais militares da guarita de segurança, levando na saída armamentos e veículos com refém. A ação aconteceu por volta das 3h da madrugada, quando os detentos realizaram uma abertura na parede de uma das celas de segurança.

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) informa que a Casa de Detenção de Ariquemes passou por uma reforma recente em toda a sua estrutura hidráulica e na parte elétrica, para melhorar as instalações locais. Também o governo de Rondônia prepara-se para inaugurar uma nova unidade prisional com 120 vagas iniciais, com estrutura moderna e apta para trabalhos de ressocialização e excelentes condições de trabalho para os servidores, com previsão para março deste ano.

A secretária de Justiça, Elizete Lima, assim que soube do ocorrido designou ao gerente geral do sistema penitenciário, Adeilso Silva para ir à cidade de Ariquemes acompanhar pessoalmente os encaminhamentos tomados pela direção da unidade, pela Polícia Militar e também orientar procedimentos de segurança. O gerente também foi visitar os agentes penitenciários que foram vitimas de agressão e dar todo apoio aos seus familiares.

dsc01754

Elizete comenta que “tem havido muito cuidado no reforço da segurança dentro das unidades penitenciárias e realizado um trabalho de inteligência preventiva destas situações juntamente com a Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec). Os trabalhos de captura dos foragidos e das armas já estão ativados e logo estes apenados serão recolhidos e esperamos que a situação seja resolvida”, conclui a secretária.

Ainda sobre os acontecimentos, o diretor da Casa de Detenção de Ariquemes, Rogério Bezutte da Silva, informou que nunca houve uma situação como esta na unidade e que foi inusitado para todos os agentes e policiais militares que ali trabalham os apenados fazerem um buraco, que interligou a cela de segurança com um corredor de livre circulação.

O fato transcorreu quando o agente penitenciário responsável pela ronda no horário foi surpreendido pela ação dos apenados, tendo seu armamento capturado. “Após o primeiro agente rendido, os apenados seguiram para a rendição dos demais e captura de armamentos”, relatou o diretor.

Na fuga foram levadas armas e um refém, que na seqüência foi liberado e o carro abandonado na área rural do município. O 7º Batalhão da Policia Militar trabalha na captura dos foragidos, tendo acionada toda a polícia do Estado e pede a quem tiver alguma informação sobre os foragidos telefonar para o serviço 190.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Daniele Basso / Celene Gomes de Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo