RESSOCIALIZAÇÃO

Sejus utiliza mão de obra apenada para consertos mecânicos em tratores que serão entregues a produtores rurais

27 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Foram realizados consertos mecânicos, de funilaria e pintura, com 100% mão de obra reeducanda

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Prefeitura de Vilhena e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), segue trabalhando em prol da sociedade utilizando mão de obra reeducanda, o que beneficia os internos com remição de pena e a aquisição de conhecimentos e técnicas, facilitando assim a reinserção dos mesmos no mercado de trabalho, no pós cumprimento de pena.

No total, foram recuperados 11 tratores e uma pá carregadeira que serão entregues para associações de pequenos produtores rurais do município

No Centro de Ressocialização Cone Sul, os reeducandos recuperaram 11 tratores e uma pá carregadeira. O serviço foi realizado na oficina dentro da unidade. As máquinas que se encontravam sem utilização, agora serão entregues à Semagri em totais condições de uso, que vai repassá-los para associações de pequenos produtores rurais do município.

O aparelhamento da oficina foi possível por meio da parceria com a Secretaria Municipal, que através de comodato disponibilizou vários equipamentos que faltavam, como suspensor de carro e compressor de ar.

A Sejus disponibilizou o espaço e toda a mão de obra. Dentre os serviços realizados estão consertos mecânicos, funilaria e pintura. No total, oito reeducandos realizaram os reparos, levando cerca de 15 dias para a finalização. Todos os envolvidos receberam o benefício da remição de pena, prevista na Lei n. 7.210/84 de Execução Penal (LEP), que concede um dia de remição a cada três trabalhados.

Com a oficina equipada, o plano do diretor Dirceu Martini é a implantação de cursos na área da mecânica para os reeducandos. “O nosso objetivo era conseguir os materiais para equipar a oficina. Agora através da parceria, temos todo o material necessário para prestarmos serviços como esse e para a realização de cursos de mecânica, inclusive na parte elétrica”, conclui o diretor.

Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Dirceu M. Martini e Ésio Mendes